Dengue: Sintomas e tratamento

A dengue é uma doença causada por infecção viral, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de ser uma doença comum, a dengue pode matar. Saiba como reconhecer os sintomas e o tratamento indicado.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

São 4 tipos de sorotipos do vírus da dengue (1,2,3,4), mas todos eles causam os mesmos sintomas. Após ser picado pelo mosquito que transmite o vírus, a doença fica incubada no organismo por até 7 dias sem se manifestar. Em geral, os sintomas são divididos em dois quadros clínicos: dengue clássica e dengue hemorrágica.

No caso da dengue clássica é comum haver febre alta, dores de cabeça, dores nos olhos, fadiga e dor muscular e óssea. Podem aparecer manchas avermelhadas pelo corpo. Muitas vezes, este quadro de dengue é confundido com a gripe.

A dengue hemorrágica é a manifestação mais grave da doença. Neste quadro, podem haver, além dos sintomas da dengue clássica, alterações na coagulação, dor abdominal e inflamação nos vasos sanguíneos, que pode levar à morte.

Não existe um tratamento específico para a dengue. O indicado, no entanto, é o repouso absoluto e ingestão de líquidos.

Para evitar o contágio é preciso evitar o acúmulo de água parada em áreas próximas ao domicílios e dentro de casa. Pneus, vasos, latas, caixas d´água e até plantas podem conter água parada com larva do mosquito transmissor da doença.

E lembre-se: ao suspeitar do contágio por dengue procure imediatamente um médico, para que o diagnóstico seja feito e o tratamento aplicado o mais depressa possível, para evitar o avanço da doença.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.