Cursos de idiomas pela internet

Cursos virtuais são boas opções para quem tem dificuldades de horários e locomoção, como é o caso das grandes cidades, onde o trânsito impede deslocamentos rápidos. No oposto desta situação, estão as cidades pequenas, em que as distâncias são fáceis, mas nelas os interessados em estudar idiomas, por exemplo, esbarram na inexistência de boas escolas. Para todos, a internet oferece diversos cursos de idiomas, muitos deles gratuitos.

Cursos de idiomas são úteis por várias razões: ouvir e entender as músicas preferidas, assistir a filmes estrangeiros sem legenda, auxiliar nos estudos regulares, melhorar o currículo. Nos próximos anos, com os eventos internacionais que serão sediados no país, o domínio do inglês ou do espanhol, por exemplo, pode ser o diferencial para a obtenção de um bom emprego.

Para estudar pela internet, no entanto, é preciso ter muita disciplina. Pessoas que se distraem facilmente, que têm dificuldade de concentração, devem escolher um curso presencial, em que o professor está atento e equipado didaticamente para evitar ou corrigir as divagações dos alunos.

Sites para estudar

O Livemocha (www.livemocha.com) tem versão em português, que é aperfeiçoada pelos próprios usuários. É um site bastante organizado: os alunos ouvem e veem palavras e frases, desenvolvem pequenas redações e gravam áudios para que outros estudantes comentem e façam correções. Quem escolhe a opção Premium pode posteriormente tornar-se professor. O site oferece aulas de 38 idiomas, do inglês ao esperanto.

O Busuu (www.busuu.com) também oferece cursos de diversos idiomas e as aulas lembram as atividades de redes sociais: é possível postar áudios e vídeos, conversar com colegas de diversos países por chat, pelo “Busuu Talk” ou por videoconferência. Várias editoras disponibilizam versões eletrônicas de gramáticas, para auxiliar o aprendizado.

No Babbel (www.babbel.com), as instruções são apresentadas em português e é possível aprender, além do inglês, espanhol, alemão e francês, idiomas como indonésio e turco. As aulas são ideais para adolescentes e jovens, e também para quem vai viajar e precisa de dicas rápidas para comunicar-se no exterior. O site informa que as aulas não se baseiam em esforço e disciplina, mas em interatividade, lições curtas e diversão.

O forte do Italki (www.italki.com) é a conversação: o aluno escolhe um parceiro e estuda com ele, com base na assistência mútua. Este formato de aulas também garante o incentivo necessário para evitar desistências. Professores online corrigem a pronúncia e, nos fóruns de discussão, os alunos desenvolvem a escrita e apreendem a estrutura linguística do idioma. Professores natos podem dar aulas no Italki e serem remunerados. O site também dá aulas de português.

São muitas opções. O site YouTube (www.youtube.com) disponibiliza muitos vídeos para alunos de nível básico, intermediário e avançado. No Twitter, é possível seguir o @linguick e @ikll para treinar a grafia em 140 toques. Existem também o @learnspanish, @learnenglish e @frenchlanguage, para quem quer receber notícias diárias redigidas no idioma em estudo.

Basta uma pesquisa rápida para encontrar cursos nos mais diversos formatos. Na maioria deles, basta um cadastro para dar início imediato às aulas e atividades complementares.

Mais vantagens

Os cursos online disponíveis abrem bate-papos por meio do Skype, mas isto depende dos horários de que o estudante dispõe. Algumas escolas também oferecem linhas telefônicas para diálogos em inglês. Os cursos relacionados oferecem aplicações para tablets e smartphones.

Para facilitar o aprendizado, é preciso buscar parceiros e comunicar-se em inglês. Vale buscar amigos, colegas de trabalho e mesmo usar as redes sociais, escrevendo e falando no segundo idioma. Isto vai melhorar não apenas a conversação, mas também a escrita. Mesmo com os indefectíveis “u” para “you”, será possível identificar a grafia correta das palavras e a estrutura semântica das frases, sempre que estiver conversando com eles.