Curiosidades sobre o corpo humano

O corpo humano renova praticamente todas as suas células a cada ano. A pele é mais rápida: renova-se a cada 20 ou 30 dias. As células mais abundantes são as hemácias, aproximadamente 25 trilhões (45% do sangue), número bem maior que o dos leucócitos, apenas 1%. Mas em caso de infecção, esse número pode dobrar.

Ainda falando de células, neurônios não morrem, a não ser em processos degenerativos. Esta é uma curiosidade sobre o corpo humano bastante recente. Até o fim do século passado, acreditava-se que perdíamos células nervosas com o avanço da idade, mas a teoria caiu por terra. Além disso, o cérebro é capaz de renovar os neurônios, apesar de ser um processo lento.

Temos 600 músculos e o mais potente é a língua. O coração, também um músculo, bombeia o sangue com pressão suficiente para fazê-lo esguichar a uma altura de nove metros.

O corpo humano tem cerca de cinco litros de sangue. Ao entrar na aorta, o sangue se move a 108km/h. O sistema circulatório pode chegar a 60 mil quilômetros de extensão.

O estômago precisa renovar sua camada de muco a cada duas semanas; do contrário ele se autodigeriria. O intestino pode chegar a dez metros de comprimento. O intestino delgado é maior, mas o grosso, de cerca de 1,5 metro, é três vezes mais largo. Produzimos 150 gramas de fezes e 1,5 litro de gases por dia, na maior parte expelidos como arrotos.

O apêndice não serve para nada. Em algum momento da evolução, ele perdeu suas funções digestivas.

Nossos olhos têm sempre o mesmo tamanho. Já orelhas e narizes não param de crescer. Uma pessoa pisca os olhos, em média, 25 mil vezes por dia, para lubrificá-los. E é impossível espirrar de olhos abertos.

Os olhos conseguem diferenciar dez milhões de tons diferentes. O nariz tem cinco milhões de receptores olfativos, a pele tem 640 mil sensores táteis e a boca, nove mil papilas gustativas.

O suor não tem cheiro. O que provoca maus odores é a proliferação das bactérias sobre a pele, especialmente em áreas pouco ventiladas.

O esqueleto humano tem 213 ossos. Só nos pés, são 29. Mas o crescimento das unhas dos pés é quatro vezes mais lento que as das mãos.

Um adulto saudável ri 15 vezes por dia, enquanto uma criança ri 400. O esboço de um sorriso é suficiente para o cérebro aumentar a produção de endorfinas. Para sorrir, usamos 14 músculos, e para beijar, 29.

O corpo humano é formado por 70% de água. No organismo, a água regula a temperatura, conduz glicose e oxigênio para as células, lubrifica tecidos e articulações e transporta alimentos, sais minerais e resíduos. Um adulto elimina três litros de água por dia, pela urina, transpiração e respiração.

Relacionados