Cuidados diários com a pele

Maior e mais pesado órgão do corpo humano, a pele merece cuidados diários especiais.

A pele reveste praticamente todo o corpo, com exceção dos orifícios e mucosas genitais, boca e olhos, e responde por 15% do peso. É o órgão do tato, sentido que informa temperatura, textura e estímulos dolorosos ao cérebro. Por ser tão importante, e também por questões estéticas, a pele merece cuidados diários.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A pele exige limpeza, hidratação, proteção e nutrição. Rosto e mãos devem ser lavados três vezes ao dia, com água em abundância. O sabonete deve ter pH neutro (ou fisiológico) e depende do tipo de pele. O banho diário é fundamental e, para os homens, é o momento ideal para o barbear, já que a água morna abre os poros e facilita a tarefa. O banho não deve ultrapassar os cinco minutos, inclusive por questões ambientais. a área íntima, pés e axilas merecem um cuidado especial.

Veja também: Mitos e verdades sobre a pele

A hidratação também depende do tipo de pele, como veremos adiante. O protetor solar é imprescindível, mesmo em dias nublados. Previne o câncer de pele e impede o envelhecimento precoce da pele. Alguns hidratantes e cosméticos já vêm com protetor.

A alimentação se reflete na pele. Dietas altamente calóricas geram radicais livres, que conferem o aspecto macilento e pouco saudável à pele. Alimentos ricos em vitamina C (frutas cítricas), colágeno (gelatina) e DMAE (dimetilaminoetanol, encontrado nos peixes de águas frias, como a sardinha e o salmão) combatem a flacidez e melhoram a aparência. Há cremes enriquecidos com DMAE disponíveis no mercado: devem ser aplicados no rosto, pescoço e antebraços. Ingerir líquidos no decorrer do dia também é importante.

Confira os produtos de acordo com o tipo de pele:

• pele normal: sabonetes líquidos ou cremosos e loções ou leites hidratantes;
• pele seca: leites ou cremes de limpeza (sabonetes em barra devem ser evitados) e hidratantes mais espessos;
• pele oleosa: sabonetes líquidos ou em gel e hidratantes em gel ou creme, sem álcool na formulação.

A frequência da hidratação depende de vários fatores: clima, dieta alimentar, uso de substâncias químicas, ingestão de bebidas alcoólicas, algumas doenças e envelhecimento. Não é um tratamento apenas estético: o ressecamento da pele compromete as funções de proteção exercidas pela pele.

Para saber qual é seu tipo de pele, lave o rosto, aguarde 30 minutos e coloque tiras de papel-toalha sobre a testa, faces e queixo. As partes que ficarem manchadas são as mais oleosas.

As articulações (cotovelos, joelhos, tornozelos) podem exigir cuidados especiais. É comum o ressecamento destas áreas. Há produtos indicados, geralmente em creme. Evite o uso de buchas ao lavar ar articulações, para aumentar o ressecamento.

Banhos de mar e piscina ressecam a pele. O cloro, presente no sal marinho e em produtos para purificar a água das piscinas absorve a oleosidade natural. Tome uma chuveirada imediatamente após sair da água, e não se esqueça de reaplicar o protetor solar.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.