Conheça os diversos tipos de ansiedade

A ansiedade é um estado emocional que é manifestado com a intenção de nos proteger de algo em que o resultado é incerto, um risco, seja este algo que vá acontecer em breve ou que esteja mais distante.

Quando se perde o controle do estado emocional, gera-se um sofrimento excessivo, nestes casos a ansiedade pode tornar-se uma doença e manifestar-se de diferentes formas em cada indivíduo.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Para que você conheça os diversos tipos de ansiedade listamos aqui os mais comuns:

Agorafobia:

Este distúrbio de ansiedade está intimamente ligado aos transtornos de pânico. As pessoas que possuem estes distúrbios começam a evitar lugares e ambientes que possam lhe causar medo ou excesso de ansiedade para que não entrem em crises de pânico, geralmente evitam situações que já vivenciaram e que despertou um ataque e precisam estar sempre acompanhadas. O agorafóbico esquiva-se de situações que julgue difíceis por não ter um socorro presente caso aconteça alguma emergência.

Generalizada:

A ansiedade generalizada acontece quando a pessoa não consegue relaxar nunca está sempre excessivamente preocupado, gerando inclusive tensão muscular, insônia e irritabilidade.

Estresse pós-traumático:

Pessoas que tenham sido vítimas ou que tenham presenciado atos de violência ou situações que lhe causaram traumas podem desencadear esse distúrbio que faz com que esta se sinta exatamente da mesma forma que se sentiu no instante da violência ou trauma sofrido quando recorda do ocorrido, gerando até mesmo sintomas físicos e emocionais, como se realmente estivesse passando novamente pela situação.

Transtorno de pânico:

Quando se tem fortes crises de ansiedade, estas podem resultar em transtorno de pânico que se manifesta de forma intensa e provoca muito mal estar. Seria uma reação normal a uma situação de pânico caso existisse alguma situação que favorecesse o seu surgimento, mas essas crises acontecem sem que haja um fator relevante que o desencadeie.

Transtorno obsessivo compulsivo:

O transtorno obsessivo compulsivo ou TOC, como é mais conhecido, caracteriza-se pela presença de crises repetitivas e de obsessões e compulsões.

Geralmente os portadores deste transtorno têm pensamentos obsessivos que ficam se repetindo constantemente em sua cabeça como uma ideia fixa e, para eles , o único alívio para esta obsessão é realizar o ritual da compulsão por algum tempo. Os portadores de TOC chegam a acreditar que algo ruim pode lhes acontecer caso não realizem o ritual repetidas vezes, mas este comportamento tende a se agravar e pode chegar até a atrapalhar a vida do próprio portador e das pessoas mais próximas a ele.

Intoxicação:

O uso exagerado de determinadas substâncias podem levar a crises de ansiedades, manifestados através de diversos transtornos. Os sintomas aparecem durante a intoxicação pela substância e até um mês após o seu consumo.

Fobias:

A fobia é um medo desmedido e até mesmo irracional relacionado a presença de algo ou alguma situação que desperte o pavor ou até mesmo somente a possibilidade desta presença como: insetos, doenças, sangue.

Fobia social:

É normal ser um pouco tímido e até inseguro em algumas situações e principalmente em ambientes desconhecidos ou diante de pessoas estranhas, este comportamento passa a ser visto como fobia quando a pessoa envolvida em situações que lhe gerem medo, timidez ou insegurança fuja como se assim fosse salvar a própria vida e chegue até a ficar completamente apavorada só de pensar em passar por determinadas situações.

Quanto mais cedo cada um desses transtornos forem diagnosticados e tratados, maiores são as chances de obter bons resultados e de diminuir o sofrimento de seus portadores.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.