Conheça os benefícios do Pilates

Para manter o corpo alongado, com músculos firmes e saudáveis, a dica é investir neste método criado por Joseph H. Pilates em 1920.

O pilates é um método que fortalece os músculos e ajuda no tratamento de problemas com a coluna cervical. Criado em 1920 por Joseph H. Pilates, o princípio básico do pilates é a contrologia, que é o controle consciente de todos os músculos do corpo humano.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Nas aulas de pilates, os movimentos são feitos sem pressa e com muito controle da respiração, sempre com base no controle da postura e da coluna. A maioria dos exercícios é praticado no chão, porém também pode-se utilizar aparelhos e acessórios criados especialmente para esse tipo de exercícios, como bolas, faixas e mesas.

Listando os benefícios do pilates, temos:

  •  Aumento da resistência física;
  •  Consciência corporal e respiratória;
  •  Aumento da flexibilidade;
  •  Desenvolvimento de músculos definidos e tonificados, mas sem exageros;
  •  Maior mobilidade das articulações;
  •  Correção da postura e de problemas de coluna como cifose, escoliose e lordose;
  •  Aumento da concentração e da coordenação motora;
  •  Alívio do stress e de dores crônicas

Qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode praticar pilates e o ideal é que sejam feita duas aulas por semana, pelo menos. Para escolher uma boa clínica de pilates, esteja atendo à formação dos profissionais que ministram as aulas. É muito importante que esse profissional tenha alguma formação em fisioterapia ou educação física e ter feito algum curso específico para ministrar as aulas. Além disso, o espaço em que as aulas serão ministradas deve ser arejado, iluminado e com poucos alunos por aula. Isso porque os exercícios feitos pelos alunos necessitam de constante observação do professor, para que não ocorra algum movimento falho ou indesejado, gerando alguma lesão corporal.

É interessante saber que o pilates também é recomendado no tratamento da depressão. De acordo com pesquisas científicas, exercícios físicos liberam uma taxa maior de endorfina no cérebro e isso ajuda na melhora no humor e no aumento da sensação de bem estar. Como a prática dos exercícios requer equilíbrio entre o corpo e a mente, o paciente com depressão pode ter uma boa válvula de escape na prática do pilates. Além disso, a conscientização da respiração ajuda a aliviar as tensões, fazendo com que a pessoa sinta-se mais tranqüila e, conforme consegue executar os exercícios e sinta os benefícios reais no seu corpo, recupere a auto-estima.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.