Conheça dicas para engravidar com saúde e sem ansiedade

Veja os cuidados na saúde da mulher e do casal para a chegada de um novo membro na família.

Depois de decidir a época correta da vida onde um filho pode chegar e constituir uma família, é necessário cuidados especiais no período das tentativas – para isso, tanto o lado emocional do casal quanto a saúde da mulher precisam estar preparados para a nova fase rodeados por uma série de procedimentos. Afastar o estresse e a ansiedade são os segredos para se engravidar rapidamente, pois além de acelerar a fertilização, aumenta a libido do casal e a freqüência das tentativas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Antes de qualquer coisa, é preciso colocar a saúde em dia através de exames e ver se realmente a mulher está preparada para a maternidade. Logo após, ter tranquilidade no dia-a-dia do relacionamento e se preparar para receber o sonhado bebê. Veja algumas dicas para engravidar com mais facilidade:

Visite o médico

Existem exames pré-gestacionais e check-ups que auxiliam na fertilização e avaliam também a saúde do sistema reprodutivo da mulher. Para isso, consulte um ginecologista para a avaliação e ainda para a receita de alguns componentes que aceleram a gravidez, como o ácido fólico.

É aconselhável ainda que o casal realize diversos exames antes de tentar o bebê, como prevenir as doenças sexualmente transmissíveis ou identificar patologias genéticas que estejam barrando a fertilização, logo, diminuindo a quantidade de óvulos liberados. Além disso, os médicos podem pedir exames que avaliam a fertilidade como espermograma, raio X da cavidade uterina para a mulher e a quantidade de hormônio existente no período da grande ansiedade.

Evite brigas e discussões

Um período de ansiedade para engravidar se inicia a partir do momento da tomada de decisão. Coisas novas virão e o casal geralmente pode focar muito na esperança, e aí o desespero surge durante as tentativas. Esse é um dos principais pontos negativos para as tentativas de engravidar, inclusive brigas e discussões do casal. É hora de evitar o nervosismo pois os sentimentos ruins influenciam negativamente na liberação de hormônios e na ovulação da mulher. Se for necessário, um profissional da psicologia é ideal para auxiliar na preparação e diminuir a tensão entre o casal.

A maior tensão é quando o casal possui uma idade avançada, dificultando ainda mais o processo de fertilização. Aos 35 anos, o período hábil fica mais curto e o nível de dificuldade aumenta consideravelmente. Por isso, fazer os procedimentos que facilitam a fertilização e evitar conflitos ajuda e muito na chegada do novo bebê.

Não crie expectativas

O casal bem sucedido na hora de ter um filho tem que evitar contar aos quatro ventos que estão planejando um bebê. Segurar a informação ajuda nas poucas cobranças que receberiam se tivessem contado. Grandes expectativas criam maior decepção quando não concretizadas e podem abalar o relacionamento.

Faça exercícios e pratique esportes

Em qualquer época na vida – e até no período que antecipa a gestação – é indicado praticar exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida. No caso de quem quer engravidar, acelerar o metabolismo, aliviar o estresse e melhorar o sono. Tudo isso aumentam as chances de engravidar pois torna o organismo mais saudável – ajudando principalmente a não engordar muito e permanecer no peso ideal, garantindo a regularidade na ovulação.

Melhore a alimentação

Mantenha a alimentação equilibrada e foque em fibras. Os alimentos naturais ajudam no processo de fertilização e não se deve economizar ao ingeri-los. Os alimentos que não são indicados para este período são os refrigerantes, soja e derivados e açúcar refinado.

Evite substâncias tóxicas

É preciso evitar fumar, beber ou usar substâncias tóxicas quando se quer ter um bebê. Essas substâncias prejudicam e retardam o processo de fertilização, pois também alteram as funções do organismo e o metabolismo do corpo.

Conheça seu período fértil

Para engravidar, é preciso praticar. O ideal é o casal praticar as relações sexuais em dias alternados durante o período de ovulação – além de diminuir o estresse entre o casal e aumentar as chances da gravidez. O período do ciclo menstrual é de 28 dias, e a ovulação ocorre no 14° dia do ciclo menstrual, terminando três dias após ao 14° dia.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.