Conheça as diferenças entre desktop, notebook, netbook e tablet

Não resta mais dúvidas de que os computadores chegaram para ficar. Hoje em dia, o uso do computador é imprescindível para muitas tarefas e é importante que se saiba mais sobre eles para que se possa utilizá-los com o maior grau de eficiência. Existem vários tipos de computadores pessoais; vamos, então, conhecer as diferenças entre desktops, notebooks, netbooks e tablets.

Desktop:

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

“Desktop”, em inglês, significa “área de trabalho”. Esse tipo de computador também é conhecido como “computador de mesa”. O desktop é composto por monitor, teclado, mouse, gabinete e outros periféricos. Anteriormente, os desktops possuíam, na grande parte das vezes, um desempenho melhor do que os demais tipos de computadores, isso, entretanto, está mudando: com as novas tecnologias, outros tipos de computadores têm um desempenho igual ou melhor do que os desktops. Apesar de ocuparem um maior espaço, gastarem mais energia e necessitarem de fios e cabos, os computadores de mesa continuam sendo uma boa opção para quem utiliza o computador em casa, escritório, escola ou faculdade; seu custo de manutenção costuma ser mais baixo do que o de outros computadores.

Notebook:

O termo “notebook” significa, literalmente, “caderno”. O notebook é uma espécie de desktop portátil: fornece o mesmo desempenho – ou melhor – que os computadores de mesa com a vantagem de que pode ser carregado na mochila, além de ter tecnologia wi-fi (sem fio). Uma das desvantagens do notebook é que a sua manutenção costuma ser mais cara do que a de um desktop. Por outro lado, o preço dos notebooks, hoje em dia, se equipara ao de um desktop e são muitas as opções de configurações.

Netbook:

O netbook é um computador bem pequeno e de peso leve. A sua capacidade de desempenho, entretanto, é baixa. Este tipo de computador tem memória reduzida, processador menos potente e pouco espaço rígido. O netbook não roda CD nem DVD e possui poucas portas USB. A portabilidade é uma das suas principais vantagens: pode ser, facilmente, carregado em uma bolsa. Ele é indicado para fazer tarefas simples como redigir e editar textos, navegar na internet e realizar apresentações através de projetores.

Tablet:

“Tablet” quer dizer “comprimido”. O uso desse tipo de computador tem aumentado bastante nos últimos anos. Os tablets não possuem mouse, teclado nem rodam CD e DVD, eles têm o formato de uma prancheta e apresentam uma tela touchscreen. Com um tablet, é possível ter acesso à internet, visualizar vídeos e imagens, jogar em 3D, criar ilustrações, ler livros e adjacentes. Uma desvantagem do tablet é que sua memória não pode ser aumentada; apesar disso, tem se tornado cada vez mais popular. O tablet é bem leve e possui cerca de 1,5 cm de espessura.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

  • É bem interessante estudar esses temas convencionais para termos certeza do que estamos fazendo afim de sabermos a importância de tal coisa…..

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.