Conheça a Península do Poloponeso

O Poloponeso é uma grande península que se encontra na Grécia, separada do continente pelo Istmo de Corinto. Desde 1893 o Canal de Corinto rasga cerca de 6,3 km do istmo, o que torna efetivamente, o Peloponeso uma ilha.

Muitas cidades compõe essa ilha e guardam as memórias de tempos passados. Em Micenas pode-se ver ruínas do século XIII a.C. Aí foi encontrado o tesouro dos Atreus, um extraordinário túmulo, com uma enorme cúpula assentada no chão e um portal de entrada gigante. Os Atreus foram uma famosa família, lembrada sempre pela monumental batalha entre gregos e tróianos, na qual Menelau vai atrás de sua bela e raptada (?) Helena. Além de Agaménon, um dos mais importantes Atreus, morto por sua mulher Cliptemnestra.

Pode-se apreciar o mais preservado dos teatros gregos, Epidauro. Ainda hoje é utilizado para sediar festivais, possuindo uma acústica impressionante, mesmo sendo ao ar livre. Dizem que se deixar cair uma moeda no meio do palco pode-se ouvir ressoar o som para o teatro inteiro. Há ainda a antiga de cidade de Olympia, uma das mais poderosas da antiguidade e que foi a primeira a sediar os Jogos Olímpicos.

Foi aí que aconteceu a famosa Guerra do Poloponeso, a qual opôs a Atenas e Esparta frente a frente. Atenas, cidade situada na Ática, era uma potência marítima, e Esparta, então potência militar, em razão de seu rigor quanto a formação dos homens da cidade, situada no sul da Península.

Diversas ruínas, uma paisagem fantástica e muita história, o Poloponeso é destino certo para turistas atrás de beleza e conhecimento.

Relacionados