Como você é com seu dinheiro?

As recentes pesquisas mostram que as famílias brasileiras cada vez mais estão atoladas de dívida. O primeiro passo para regularizar uma vida financeira é saber qual o tipo de “gastador” você é. Ou seja, como anda as finanças familiares.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Há 3 tipos de orçamentos familiares aqueles que estão equilibrados, os endividados e por fim investidores. Veja qual tipo é o seu, e a partir disto faça os ajustes necessários. Entenda que poupar é uma boa ação quando se pensa no futuro próximo ou não.

As famílias endividadas precisam abrir o jogo com todos os membros da família. Não adianta querer dizer que não está endividado que é pior. Fazer um levantamento de todos os gastos da casa é a maneira mais fácil de descobrir aonde estão errando e como pode economizar. Você verá que os gastos maiores ocorrem sempre nos gastos pequenos do dia-a-dia.

Só sabendo o que você gasta e onde é que conseguirá se organizar para pensar como pagará suas dívidas. Toda família participar desta “maratona” de eliminação dos gastos extras ajudará em muito na quitação das dívidas. Após isso, aprenda a planejar seus gastos, a ter objetivos com ele.

Caso você esteja com suas finanças equilibradas, não se acomode. É muito importante ter um fundo de reserva para situações de emergência. Pois qualquer problema maior que a família venha a ter se tornará uma dívida. Por isso que a poupança ou reserva é tão importante.

As famílias investidoras são as melhores, mas atenção o dinheiro que você economizar deve ser destinado diretamente para sua aplicação ou poupança. Também tenha objetivos, mesmo que futuros, para este dinheiro, pois não adianta nada ficar guardando sem planejar seu gasto. Isso poderá desestimular você a guardar.

Lembre-se que uma coisa é o dinheiro de sua reserva, para emergências. Outra coisa é o dinheiro extra da reserva para você utilizá-lo para o entretenimento ou prazer de sua família.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.