Como tirar CPF pela internet grátis?

Enfim os contribuintes podem emitir seu CPF online e o mais importante, gratuitamente.

Já em 2010 a Receita Federal anunciava que tinha intenção de liberar a emissão de CPF online. Nesta quinta-feira (02/08) a Receita resolveu finalmente liberar o cadastro. Confira como tirar o CPF pela internet grátis.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Anteriormente para ter o CPF, o contribuinte tinha que ir até os bancos conveniados (Banco do Brasil e Caixa) ou Correios e pagar uma taxa de R$ 5,70. O serviço continuará disponível, porém não há dúvidas que tirar o CPF pela internet, e ainda mais de graça, é muito mais cômodo.

Veja também: Como tirar o título de eleitor pela internet.

Mas para que serve o CPF?

O CPF é requisitado em tudo que fazemos hoje em dia, não dá para tirar passaporte, fazer empréstimos e comprar no crédito sem o documento. Nenhum banco te cederá um empréstimo sem o número do CPF. Também não poderá participar de concursos públicos ou retirar prêmios da Loteria. Já imaginou você ganhar uma bolada e não ter o direito de ficar com o prêmio? Que arrependimento de não ter tirado o CPF, não é mesmo?

O CPF também é necessário para fazer o imposto de renda. Ou seja, o documento é obrigatório em tudo que fazemos hoje em dia, não tem como fugir dele.

Como tirar CPF pela internet grátis?

Para fazer o CPF online gratuitamente é muito simples e rápido. Acesse o site da Secretaria da Receita Federal. Preencha os dados pessoais que são pedidos, confira se está tudo correto e clique no botão “Enviar”.

Na próxima página será gerado um número de inscrição e o comprovante. Anote o número ou imprima o comprovante que aparecerá na tela. Em caso de inconsistência, o contribuinte será orientado a procurar os bancos conveniados ou Correios.

ATENÇÃO: O CPF só poderá ser feito gratuitamente para os maiores de 16 anos.

É importante esclarecer que qualquer pessoa pode fazer a inscrição no CPF, não existe uma idade mínima, porém só pode ser feita somente uma vez.

Uma contradição: Apesar do Governo afirmar que pessoas de qualquer idade podem fazer o CPF, apenas os contribuintes que tem titulo de eleitor consegue emitir pela internet, já que esta informação é requisitada no cadastro.

Após o cadastro você já terá em mãos o número do CPF, bastando apenas aguardar o cartão chegar pelos Correios.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

01 Comentário

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.