Como surgiu o tae kwon do

Antigamente, por volta do século 1 a.C., viviam na península coreana os reinos Goguryeo, Silla e Baekje, todos inimigos. Os meninos do primeiro reino eram treinados para se defender sem usar arma alguma. Eles usavam os pés, e aprendiam esportes como hipismo, além de filosofia e história. O outro reino, Sillia, adicionou as mãos às técnicas de luta, quando os países estavam se unindo. Ao fim de tudo, no século 7, estava formado o tae kwon do (estrada de pés e mãos).

O esporte só foi modificado nos anos 50, quando o governo modernizou alguns detalhes. Depois, em 2000, o tae kown do virou modalidade olímpica, em Sydney.

Uniformizados

Os uniformes, também chamados de dobok, usados na luta são três: um semelhante ao quimono, um da Federação Mundial é como uma jaqueta decotada em V, e o último é outra jaqueta, mas com um corte vertical centralizado.

Golpes

Para se defender, manter o corpo e a mente em equilíbrio, várias técnicas são aprendidas. E lutar não é o suficiente. É preciso saber a história e a filosofia da luta. Outra exigência é a abertura zero das pernas, pois flexibilidade é um dos aspectos principais. No ataque as pernas são importantes por serem mais fortes, e na defesa as mãos são mais usadas. Precisão e força são os pontos cardeais do tae kown do.

Olimpíadas

Nesses campeonatos maiores, a área de luta tem a estampa do “kwe”, um caractere que significa equilíbrio do corpo e da mente.

Itens protetores são indispensáveis em campeonatos mundiais e Olimpíadas, como sapatilhas, capacete e protetores de braços, canela e torso.

Atualmente existem torneios com sensores nos itens de segurança, que indicam onde os golpes ocorre, e qual a pontuação de cada um.

Ataque

AP CHAGI – Este golpe serve para afastar (atingindo o abdômen) ou derrubar (atingindo o queixo) o oponente. Geralmente é um dos passos de iniciação na luta.

HURYEO CHAGI – Este giro é bem intenso. Normalmente usado pelos mais modernistas, o golpe consiste em acertar o rosto do oponente com a parte superior do pé.

PALKUP CHIGI – Utilizado na forma de soco, este golpe pode quebrar telhas e toras de madeira. Pode causar um estrago numa luta.

defesa

WAE SUN PALMOK – Usado para defender chutes e outros golpes na altura do tronco. Um pouco da força que o adversário usou volta para ele nesta interferência.

CHOOYA MAKGI – Defende golpes altos (e mais fortes). É um golpe circular, que protege contra quedas, e a região da cabeça.