Como surgiu o Halloween?

As origens do Halloween remontam a um antigo festival celta, o “Samhain”, que comemorava a passagem de ano dos celtas. O celtas viveram há cerca de 2000 anos na área que hoje pertence à Irlanda e comemoravam o seu ano novo em 1º de novembro. Este dia marcava a passagem do verão e fim das colheitas para o início do frio e escuro inverno, época esta muito relacionada com a morte humana.

Os celtas acreditavam que na noite anterior ao ano novo, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos tornava-se tênue. Então na noite de 31 de outubro eles celebravam o Samhain, onde acreditava-se que os fantasmas dos mortos retornavam à Terra. Eles ainda acreditavam que com a presença de espíritos, os sacerdotes celtas estavam habilitados a fazerem previsões e esta crença era importante para o povo, pois era uma fonte de consolo e direção durante o longo e escuro inverno.

Para comemorar este evento, os celtas faziam enormes fogueiras, na qual a população reunia-se para queimar plantações e animais, como forma de sacrifício aos seus Deuses. Nestas comemorações, os celtas utilizavam trajes feitos de cabeça e pele de animais. Ao encerrar a festa, a população acendia as lareiras de suas casas, utilizando o fogo da fogueira sagrada original, como forma de proteger-se durante todo o rigoroso inverno.

Doces ou travessuras

Essa brincadeira muito popular na época do halloween tem suas origens datadas do século IX, quando no dia dos finados, os cristãos iam de porta em porta pedindo os chamados “soul cakes” (bolos de alma) que eram pequenos pedaços de pães recheados com uvas passas.

A cada bolo, a pessoa que recebeu faria uma oração para um parente morto da pessoa que deu o bolo. Naquela época acreditava-se que as almas permaneciam no limbo aguardando que através de orações fossem liberadas para entrar no céu.

Já por volta de 1930 nos Estados Unidos, durante o halloween, as crianças passaram a pedir doces de porta em porta. Era uma forma de retomar o espírito cristão a essa festa considerada pagã.

Os símbolos do halloween

Morcegos: por serem os únicos mamíferos que se alimentam de sangue, estão associados aos vampiros, e logo, à morte.

Vassoura: ligada a feitiçaria e magia durante muitos séculos, estão ligados às bruxas.

Gato Preto: ligado à bruxas, acredita-se que este animal representa má sorte.

Sangue: associado aos vampiros e à morte. Os celtas acreditavam que os Deuses controlavam as forças da natureza através de sacrifícios de sangue.

Fogo: usado nos festivais celtas que faziam sacrifícios através de grandes fogueiras.

Abóboras: acreditava-se que o rosto desenhado nas abóboras espantavam os maus espíritos. Isso era muito utilizado em grandes plantações.

Bruxa: a bruxaria e feitiçaria é tema central das festas de halloween, pois acreditava-se que elas podiam se comunicar com os mortos.