Como ser um bom vendedor

Neste artigo você irá receber algumas dicas importantes para se destacar entre os demais vendedores, sendo um bom vendedor.

É muito comum um vendedor achar que muitos clientes não merecem seu respeito e por isso os trata mal, mas é errôneo pensar que pode tratar o cliente de qualquer maneira! Se ele compra, ele paga seu salário, mas se ele for tratado mal, dificilmente retorna. Sendo assim, é extremamente importante ter sempre um sorriso no rosto, estar sempre disposto a ajudar e ser educado independente da situação e do cliente.

Como ser um bom vendedor

Para analisar a forma que você vende, pergunte-se: É assim que quero ser tratado quando entro em uma loja?

Para ser um bom vendedor, não espere o cliente pedir ajuda

O cliente entrou na loja evidentemente procurando algo, como você não sabe o que é se apresente primeiro e questione – educadamente – se deseja ajuda. Se a resposta for um não, avise que está perto e que quando precisar basta chamar. Nesta situação, não fique em cima, deixe-o a vontade, mas fique no campo de visão dele para que quando ele precisar, não passe nervoso te procurando.

Outra coisa muito comum é o cliente estar visivelmente perdido, o vendedor percebe isso, mas por não ter sido chamado acha que não é de sua conta. Errado. Muitas pessoas se esquecem que estão recebendo atendimento justamente por causa disso, então o mais esperto e atento corre para atendê-lo e ganha à simpatia que deveria ser sua. É exatamente esse um dos motivos para que não fique esperando.

Para ser um bom vendedor, não diga que não tem sem ter certeza

Se você vende um determinado produto, mas os que ficam na vitrine já acabaram não deve dizer para um cliente em potencial que não tem mais em estoque por pura preguiça de ir olhar. Peça para esperar e saia para conferir se ainda tem.

Simpatia sempre para aqueles que desejam se tornar vendedores

O cliente não está ligando para seus problemas pessoais e não quer saber se o seu pagamento atrasou, ele que é ser bem atendido. Por isso esteja sempre sorrindo, amável e paciente mantendo, são claro, os limites impostos pela empresa. Não permita que sua doçura e meiguice dêem ao cliente a liberdade de tirar proveitos desvantajosos.

Não discuta com o cliente

Por mais que certas situações sejam difíceis de suportar, não discuta com o cliente. Se ficar insuportável até para as pessoas que estão em volta, peça licença e chame seu superior para atendê-lo em seu lugar.

Guarde a fisionomia dos clientes assíduos

É muito mais fácil para o cliente ser atendido por quem já conhece. Por isso, se você for agradável, ele irá preferir ser atendido sempre por você. No entanto é frustrante manter essa preferência se você sempre se esquece dele. É aqui que se encontra a necessidade de usar a sua capacidade de se lembrar dos rostos e gostos deles.

Para se lembrar, repita o nome dele enquanto mantêm a conversa sobre qualquer assunto. Olhe sempre para seu rosto a fim de decorar e faça pequenas observações que irão ser apontadas no futuro quanto às preferências dele. Assim sua mente terá mais tempo de armazenar as informações e entender que você deseja lembrar-se daquela pessoa mais tarde.

Volte sempre!

Frase muito usada, mas com um bom resultado. Acompanhado de um belo sorriso, um forte aperto de mão e uma voz firme, faz com que o cliente se sinta bem vindo nas próximas vezes que desejar voltar. Então a use sempre que achar necessário.

Não espere dos clientes o atendimento que você precisar dar a eles, são eles que esperam isso de você. Por isso sempre se policie, analise as criticas, questione se não deve melhorar em alguma coisa, não se convença com os elogios… Queira melhorar sempre e prove que seu potencial vai além do que ser vendedor.

Gostou? Então Clique no Botão +1 e Curta no Facebook!


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

0 comentários