forbrukslån til depositum | forbrukslån på dagen | lavest rente på forbrukslån

Como se faz cerveja?

Produzir cervejas é uma arte que vem de milênios. Alguns ingredientes são utilizados e depois de várias etapas está pronto.

Os primeiros registros da fabricação de cerveja vêm de 4 mil anos, na Mesopotâmia. A cevada foi o primeiro grão da agricultura na história. Como o grão de cevada não amolece nem na água, os produtores de cerveja precisam fazer uma pequena modificação, gerando o malte. A diferença é que o malte é um grão de cevada germinado e ressecado. É a partir do malte que se forma o mosto e o açúcar, chamado maltose.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Antigamente um ingrediente em especial não fazia parte da receita e era usado apenas para dar um aroma a mais na bebida. Foram os monges da Idade Média que incorporaram o lúpulo na cerveja conhecida atualmente. Naquela época os transeuntes paravam nos mosteiros para descansar e se alimentar. A cerveja, por ser um item com alto teor calórico era indispensável. Por esse motivo os mosteiros foram os primeiros a fabricar cerveja e a integrar o lúpulo, que agia como conservante nas peregrinações maiores. Hoje em dia a flor de lúpulo é desidratada ou vira líquido antes de ser utilizada, isso porque sua forma natural estraga rapidamente.

A levedura é o ingrediente vivo da receita. É ela a responsável por fabricar álcool, gás carbônico, e outros itens. A eficácia da levedura depende de fatores externos como pressão atmosférica e temperatura ambiente. Essa parte da fabricação é essencial para o sabor e pode durar até uma semana. Tipos diferentes de levedura existem aos montes e esse fator também é importante na receita.

Do início ao fim

1. Inicialmente o malte é triturado e misturado à água. Como o composto fica com vários resíduos, é preciso filtrar e ferver.

2. O lúpulo entra nessa parte do processo e escurece o mosto. Depois o líquido fica parado, para que as partículas que restam desçam.

3. Depois que os resíduos restantes são removidos, a levedura entra em cena. Devido à fermentação, a cor da bebida muda.

4. Após essa fase a cerveja esfria e as leveduras vão para o fundo do recipiente.

5. Como alguns resíduos ainda estão flutuando na bebida, a cor é um pouco turva.

6. Depois da filtragem a -2ºC a cor torna-se amarela como conhecemos.

7. Mesmo pronta para beber, a cerveja ainda é chope e dura somente dois dias antes de estragar.

8. A bebida é engarrafada , fechada e depois aquecida a 60º C, podendo durar meses com o mesmo aroma e sabor.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.