Como são feitos os mangás e animês

Não é só o ocidente que tem revistinhas em quadrinhos super legais como a turma da Mônica, Marvel ou os quadrinhos da Disney, mas baseado nos quadrinhos da Disney, os mangás e animês viraram uma febre entre os descendentes e não descendentes de japoneses, como histórias mágicas, heróis poderosos e imortais e um enredo sempre surpreendente.

Você que é um fã dos mangás e animês, conheça neste artigo um pouco mais sobre a história das revistas em quadrinhos japonesas que desbancaram o gosto ocidental até pela Marvel e seus heróis falíveis. Saiba mais como são feitos os mangás e animês no Brasil e no Japão e fique craque na história desses exemplares fantásticos.

A história dos mangás

Os mangás surgiram em 1814 nos hokusai mangá que traziam ilustrações e caricaturas sobre a cultura dos japoneses. Mas o mangá que vemos atualmente tem influências nos quadrinhos dos clássicos da Disney e baseado nas criações de Osamu Tezuka de 1947. Foi Tezuka que definiu os olhos grandes, enquadramento e elementos como onomatopeias grandes e emocionais e expressões faciais exageradas.

Já os animês são os desenhos animados baseado nos mangás e foram inaugurados no mundo também por Tezuka com o lançamento de Astroboy, um grande sucesso daquela época e que marcou o início dos animês e sucesso dos mangás no mundo todo.

Em nosso país o primeiro mangá que apareceu por aqui foi em 1988 sua leitura é toda baseada na leitura das revistinhas em quadrinhos ocidentais, pois os mangás são lidos de trás pra frente e começaram a ser feitos para serem lidos assim aqui a partir do ano 2000.

Famosos pelo mundo

No Brasil e no mundo, os mangás que mais fazem sucesso são os mangás do Dragon Ball Z e os animês está os de Sawamu e Cavaleiros do Zodíaco que fizeram enorme sucesso por aqui na década de 90. Hoje 40% do que é impresso no Japão é mangá e gera 4 bilhões de dólares e quase 800 milhões de exemplares vendidos anualmente.

Como são feitos

Geralmente as histórias são feitas capítulo por capítulo em mangás de até 500 páginas e mais de 20 séries diferentes por semana e por mês. Todos os mangás são feitos conforme a faixa etária e sexo como os Shone Jump para meninos, Sailor Moon para meninas, Pokémon para crianças e para adultos os Vagabond´s.

Relacionados