Como saber se está com mau hálito

O mau hálito pode ser causado por vários motivos. O cheiro ruim que sai da sua boca de manhã cedo é normal e desaparece com uma simples escovação. Se você ficar muito tempo em jejum, sem beber sequer um copo de água, a saliva entra em queda e o mau hálito vem.

Além de ser um problema bem chato, muitas pessoas sofrem de mau hálito e sequer sabem disso. Será que esse é o seu caso?

Confira como você consegue saber se está com mau hálito:

– De manhã cedo acordar com bafão é ruim, porém normal. Para o odor não ter tão intenso, antes de dormir escove bem os dentes e a língua. A explicação para o mau hálito matinal é que durante o sono a salivação sofre uma queda, o metabolismo fica alterado gerando ácidos graxos, cujo odor é forte e deixa um gosto ruim na boca.

Quando não há nenhum problema orgânico, o cheiro vai embora com uma escovação de dentes e ingerindo alimentos na primeira refeição do dia;

– Há outros fatores que aumentam a halitose. Preste atenção no que você está comendo. Alimentos com cheiro forte como alho, cebola e queijos amarelos podem causar mau hálito. Isso não é normal. Ao perceber que o odor ruim da manhã dura além do normal ou se depois de comer alimentos com cheiro forte você continua exalando odores, procure um especialista;

– Diabetes, doenças hepáticas e intestinais, tumores no estômago e até mesmo o estresse também acarretam halitose. Bactérias encontradas na boca podem provocar mau hálito, infeccionar a gengiva e causar danos nos ossos que dão sustentação aos dentes. Além disso, essas bactérias fazem a gengiva sangrar e ainda afetar o coração e provocar partos prematuros.



Para saber se você está com mau hálito, faça o seguinte teste: ponha um pouquinho de saliva no pulso (ele não pode estar perfumado). Espere alguns minutos e cheire. Se você não perceber nada, está tudo bem.

Outra maneira é esperar que alguém da família ou amigos abram o jogo. Mas isso nem sempre é fácil, além de ser constrangedor para os dois lados. Porém, existe uma maneira curiosa de revelar o problema. Acesse o site da Associação Brasileira de Halitose. Clique no link SOS mau hálito e será enviado por carta ou e-mail, anonimamente, mensagens com dicas de como evitar a halitose para seu amigo.

Mantenha uma boa higiene bucal usando um creme dental antibacteriano com flúor três vezes ao dia, fio dental para remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana, e escovando a língua diariamente.