Como perder o medo de falar em público

Tem gente que fala com uma bela desenvoltura, que chega causar inveja! Veja como você pode entrar para este grupo formidável.

Falar em público é um problema para milhares –se não milhões- de pessoas de todo o mundo! Mas como fazer para que o medo diminua e você não gagueje enquanto explica o que foi fazer ali no palco? Bem, enquanto você não chamar a atenção do público, não vai ter muito com o que se preocupar!

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Para se acalmar

Lembre-se do que te sempre te acalma e se pode levar com você toda vez que for falar em público. Se sim, use-o para te distrair e não preste atenção na quantidade de pessoas que ocupa as cadeiras. Isso só aumenta o nervoso.

Se não puder levar com você o que te acalma, invente outro! Descubra se ouvir música com o fone te desliga do mundo então ouça. Se é ler um pouco sobre um assunto que não tenha nada a ver, então leia! Em resumo, mantenha sua mente ocupada antes de começar.

Para manter a calma enquanto fala

Algumas pessoas desenvolvem a calma se encostar em uma mesa ou cadeira com braço e pressionar a palma da mão na borda. A pressão acalma mais. Outras pessoas mantêm a calma picando papel, amassando… Enfim!

Um bom truque para manter a calmaria é esquecer-se da quantidade de estranhos e imaginar que são todos os seus amigos bons (aqueles que não te zoam por nada neste mundo). Outra coisa que funciona é andar enquanto fala. Evite um microfone com fio e se não der, peça um com fio bem longo! Se possível ande entre o seu público para passar mais confiança.

Transforme o assunto chato em conversa divertida

Tente não falar sozinho. A ideia de estar falando para amigos só funciona se os amigos abrirem a boca. Então incentive que seu público duvide, questione, opine, concorde, discorde… Tente descontrair também, um assunto muito sério tende a deixar todo mundo calado tornando o ambiente mais tenso. Quanto mais tenso se torna, mais nervoso você fica.

Se nada der certo

Tome um gole de água, respire várias vezes e se tranquilize. Tenha em mente que são pessoas comuns como você, a diferença é que naquele assunto você domina. Se não dominasse, não estaria falando dele, certo?

Se necessário, faça uma pausa e respire bastante. Depois volte e refaça todos os passos que viu até agora.

Se ainda assim continuar a flor da pele ao ponto de nem conseguir abrir a boca direito, então procure um curso de oratória ou um especialista.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.