Como os maias entendiam de astronomia?

Uma das nações consideradas mais inteligentes em todo o mundo, os maias, possuíam conhecimentos nas áreas de matemática e astronomia muito à frente do seu tempo.

A civilização maia foi a primeira que se estabilizou como império e alcançou o seu apogeu no final do século 9. Segundo o estudo de muitos arqueólogos, os maias foram levados a uma acelerada queda a partir do ano 900, devido às guerras ocorridas naquela época.

De qualquer forma, antes de sua queda, eles fizeram incríveis descobertas muitos séculos antes de outros povos, como os chineses e os europeus. Mas como em um tempo em que não havia tecnologia disponível e nenhum tipo de lente, os maias entendiam tanto de astronomia?

Os maias interligaram a matemática à observação e desta forma tomaram conhecimento sobre a duração dos ciclos lunar, solar e também do planeta Vênus, conseguiram também perceber e calcular que o Sol completa o seu ciclo em 365,2420 dias, sendo que hoje estes dias estão determinados em 365,2422. Juntando todas essas informações adquiridas ao longo de suas pesquisas e estudos, eles puderam criar sistemas de calendários extremamente complexos, que juntos fizeram um processo de apuração do tempo muito rigoroso e preciso para o seu tempo.

Baseado nessas informações, hoje, temos o conhecimento de que os maias realizaram cálculos muito bem feitos e corretos e a resposta que nos mostraria como eles chegaram a esta competência não é muito fácil de explicar, pois, a época em que eles viveram era repleta de civilizações que buscava os destruir e por esta razão, muitos documentos foram perdidos ou queimados em seus templos e bibliotecas. Pouca coisa sobrou, apenas alguns manuscritos. O documento mais completo que nos diz como os maias entendiam tanto de astronomia é um manuscrito de 39 páginas, nele estão contidas as descrições de seus rituais religiosos e também conhecimentos de matemática, astronomia, cálculos que definiram a previsão de eclipses e diversas conclusões sobre o ciclo do planeta Vênus, que os ajudava a definir a melhor data de plantio, colheita e até mesmo para guerrear, este planeta era para os maias uma referência nesta questão.

Mas, o que realmente se sabe é que os maias possuíam características um tanto quanto diferentes para inspecionar e registrar o tempo, pois diferente de hoje onde temos um calendário somente para contar os dias, os maias o usavam para distinguir o período apropriado para cada tipo de trabalho. Através de seus cálculos matemáticos, eles conseguiram calcular o que iria acontecer, de acordo com os astros, em um dado período. Com base em suas previsões definiam tudo o que deveriam fazer no dia, pois elas mostravam se este estava propício para realizar trabalhos relacionados à colheita, à rituais ou qualquer outro tipo de atividade.

É realmente impressionante saber que um povo antigo com tão poucos recursos e nenhuma tecnologia foi capaz de realizar tantos cálculos complexos, teorias e ainda saber que, o que eles descobriram lá atrás, tantos séculos depois ainda é válido e impulsionou muitas outras descobertas da atualidade.