Como jogar Xadrez?

Xadrez é um jogo de tabuleiro, disputado por duas pessoas. É composto por um tabuleiro dividido em 64 casas de cores claras e escuras e 16 peças de diferentes características para cada jogador.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

As peças do xadrez exibem diferentes modos de movimento e possuem valores distintos que são decorrentes da força que a peça encerra. O xadrez é um jogo de tabuleiro que representa uma guerra medieval; assim, suas peças são figuras que conotam entidades feudais. As peças são: oito peões, dois cavalos, dois bispos, duas torres, a dama e o rei. Os valores das peças são (sendo estes valores pensados numa escala de 0 a 10):

peão:1

cavalo:3

bispo:3

torre:5

dama:10

rei:0

O peão não pode voltar e se movimenta apenas uma casa na vertical, sendo possível fazer um lance de duas casas na sua saída. O cavalo se movimenta em forma de “L” e é a única peça que pode pular outras peças no tabuleiro, sendo de grande valia em partidas fechadas. O bispo se movimenta em diagonal. A torre se movimenta “em linha reta”, na vertical ou na horizontal. A Dama guarda o movimento da torre e o do bispo em uma peça somente. Ela se movimenta em diagonal e “em linha reta”, sendo a peça mais versátil e valiosa do jogo. O rei é a peça mais importan”.

Além dos movimentos comuns, algumas peças do xadrez possuem movimentos especiais. O rei pode fazer um movimento especial chamado “roque”, em inglês castling (algo
como “castelando”). O roque é um movimento no qual o rei anda duas casas para qualquer lado na horizontal e a torre se dispõe ao seu lado, contrário ao movimento do rei. Esse movimento é feito para proteger o rei. O roque pode ser pequeno ou grande dependendo dos lados.

Os peões tem um movimento especial chamado “en passant” (literalmente “de passagem”).

Esse movimento somente pode ser efetuado na ocasião do avanço de duas casas pelo peão, caso houver um peão adversário na coluna ao lado na quarta fileira para as bancas e na quinta para as negras, este pode capturar o peão, movendo-se para a casa por onde o peão capturado passou. A captura en passant somente pode ser feita imediatamente após o peão se mover duas casas.

O objetivo do xadrez é dar cheque mate em um dos reis e isto se dá quando o rei negro ou branco se encontra em posição de não poder fazer nenhum lance sem se colocar em cheque, estando em cheque. O cheque é uma situação na qual o rei se encontra ameaçado por alguma peça, significando que ele está no trajeto de alguma peça inimiga.

No xadrez, ainda, pode ocorrer o empate, no caso de não haver material suficiente para ocasionar o mate, quando os dois jogadores repetem os mesmos lances por três vezes consecutivas ou quando o rei se encontra em uma posição em que é impossível que ele faça algum movimento sem se colocar em cheque e na qual ele não tenha nenhum movimento legal com alguma peça; este tipo de empate é conhecido por “afogamento”.

Veja abaixo vídeos de como jogar xadrez:

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.