Como funciona o método contraceptivo DIU?

A pílula anticoncepcional é o tratamento contraceptivo mais comum usado pelas mulheres brasileiras, por sua eficaz e também praticidade. Mas o Dispositivo Intrauterino – DIU cada vez mais vem ganhando espaço no mercado.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Existem dois tipos de DIU: o de cobre e o hormonal. Ambos têm eficácia na proteção contra gravidez indesejadas, mas é um método que não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Importante saber que devem ser trocados de cinco em cinco anos.

O DIU é um método anticoncepcional eficaz, suas falhas são de 0,1% como o da pílula anticoncepcional. O DIU de cobre impede a subida do espermatozoide pela tromba uterina, impedindo assim a fecundação do óvulo. O tempo de uso sempre é de acordo com o fabricante.

A vantagem deste método é que você não precisa se preocupar em tomar todo dia a pílula, muito bom para as mulheres que esquecem de tomar o comprimido. Além de ser prático, seu período de utilização é longo.

Este método, DIU, é mais indicado para as mulheres que já tiveram filhos e desejam espaçar mais a próxima gravidez. Também é muito indicado para aquelas mulheres que tem problemas com o uso da pílula anticoncepcional. Os médicos explicam que as mulheres que nunca engravidaram também podem usar o DIU, mas antes é preciso passar por uma consulta médica.

Importante ressaltar que a reiterada do DIU pode ser feita em qualquer momento do ciclo menstrual. As mulheres que usarem este método por muito tempo, depois de retirado não terão problemas para engravidar. O retorno da fertilidade é rápido.

Os efeitos colaterais mais comuns do uso do DIU é o aumento do fluxo menstrual e das cólicas. Após três meses de utilização deste método, estes sintomas começam a se regularizar. É importante alertar que mulheres que estão com suspeita de gravidez não podem usar este método.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.