Como é feito um carro alegórico

Pode ter vários eventos incríveis no mundo, com festas e tudo oque der vontade, mas como o carnaval no Brasil não tem em nenhum outro lugar do planeta. O carnaval é a maior festa de rua do mundo e que tem muita alegria, samba e gente bonita, além de muita cor e criatividade. Uma das criatividades do carnaval, são os carros alegóricos que levam pessoas e decorações para avenida do samba e deixa a festa ainda mais animada e divertida.

Mas você aí, sabe como é feito um carro alegórico? O trabalho é árduo e demorado mas depois de pronto fica tão bonito que muitos ganham a nota máxima pela criatividade e bom gosto. Veja como é feito um carro alegórico e faça um para o carnaval da sua cidade sem deixar o samba no pé de lado.

Corpo de caminhão

Para levar todo aquele peso de alegoria, o carro é todo feito sobre um chassi de caminhão com 2 ou 3 eixos. A estrutura é reforçada para aguentar o peso com vigas e colunas de aço com uma cobertura de tablado de madeira.

Para fazer o corpo dos personagens que serão usados na alegoria, o esqueleto é todo feito em vigas de aço e todo o formato de rosto, corpo e objetos é feito com uma estrutura de isopor, papel e cola. Para o grand finale com decoração e de massa corrida, tecido e pintura.

Iluminação total

Para deixar os carros todo iluminado e brilhando na passarela, as lâmpadas e todos os efeitos especiais e canhões de papel picado e tudo mais é controlado por uma mesa de luz que fica atrás do carro e tudo funciona por um gerador que fica rebocado atrás do carro.

Agora como é que se colocam as peças que ficam na área mais altas do carro? Um guindaste encaixa as peças dias antes do desfile para garantir que elas fiquem bem encaixadas. As pessoas que serão destaque durante a festa sobem por último através de um elevador ou empilhadeira.

Caindo no samba

Para se movimentar na passarela, os carros são dirigidos por um motorista que fica escondido entre as ferragens do carro e as vezes é necessário a ajuda de algumas pessoas empurrando o carro atrás, principalmente quando ele fica muito pesado. Para a montagem de um carro alegórico mais de 50 pessoas ajudam em sua construção.