Como fazer uma boa entrevista de emprego

Calça social ou pode ser jeans ? Devo levar o CV impresso com foto ou não precisa ? Posso cruzar os braços durante a entrevista ? Estas e muitas outras indagações estão sempre na cabeça de quem vai para uma entrevista de emprego, e para se sair bem, aqui vão alguns esclarecimentos e dicas de como fazer uma boa entrevista de emprego.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Antes de mais nada e antes da sabatina, procure se informar sobre a empresa, mas não queira se passar por um “sabe-tudo”, apenas utilize as informações para fazer perguntas sobre a companhia. É importante fazer uma lista da perguntas que você acha que possivelmente o entrevistador fará. A dica é praticar com um amigo as respostas, para que você não pestaneje no dia D. Saiba reconhecer as suas fraquezas e prepare-se para ouvir perguntar que detectem falhas no seu conhecimento em determinada área. Obviamente os pontos fortes são muito bem vindos, e além de não desejarem ouvi-lo falar dos seus pontos fracos ou, apreciarão a sua sinceridade, mas atenção, assegure-se de que as falhas que você divulgue podem ser facilmente remediadas. Elabore um currículo simples e objetivo, o ideal é que todas as informações estejam em uma ou no máximo duas páginas. Tenha em mente que uma vez citado no CV suas experiências, certamente perguntarão sobre realizações específicas, uma melhor descrição do trabalho etc. Para finalizar, não seja o tipo chato que pergunta milhares de coisas e acaba entrevistando o entrevistador.

Agora sobre a aparência, lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Não exagere no perfume nem tampouco na maquiagem. Para os homens, não é necessário tomar banho de colônia pós-barba. O ideal é ir com uma roupa social mas dependendo do tipo da empresa, como por exemplo em uma agência de publicidade, não é necessário. Sugerimos que não cruze o braço, pois a linguagem corporal também conta pontos e esta postura demonstra que você não está aberto a novas oportunidades. Sim, é muito importante levar consigo um CV com fotografia, ou até mesmo uma fotografia recente.

Por fim, não se atrase e nem falte a entrevista. Jamais fale mal do ex-chefe ou da empresa anterior; não use comunicação muito coloquial ou com excesso de gírias, isso pode queimar o seu filme.

Agora é só manter a calma e se preparar. Mas se seguir todos os passos e mesmo assim não tiver sucesso, fique tranqüilo, verifique os erros que cometeu, pois pelo menos você ganhou mais uma experiência e uma chance de se aprimorar e tentar melhorar na próxima. Sempre confie em si mesmo.

Seguindo estas dicas de como fazer uma boa entrevista de emprego, você com certeza terá sucesso.

Boa sorte!

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.