Como fazer purê de batata

Aprenda a preparar esta iguaria simples e prática

Com a correria do dia a dia nas grandes cidades, procurar a praticidade se torna uma atividade essencial para poder aproveitar os minutinhos de folga com aquilo que mais gostamos de fazer. Afinal, dedicar um tempo a si mesmo é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Cozinhar pode ser uma atividade bastante prazerosa e que para muitos é considerada um hobby, mas há pessoas que não gostam de ‘perder tempo’ preparando as refeições e apelam para o preparo de pratos triviais, que não tomam muito do tempo e são gostosos de serem consumidos.

O purê de batata se engloba em uma das misturas mais apreciadas pelos brasileiros e que pode ser feita rapidamente, sendo ótima companhia para carnes vermelhas e brancas, grelhadas, fritas ou assadas; legumes cozidos ou assados e até para incrementar sanduíches como o popular cachorro-quente. Nutritivo, é um alimento de fácil digestão e que pode servir até mesmo de base de outras receitas, mais requintadas, tornando-se bastante versátil para a rotina puxada das grandes metrópoles.

Veja dicas para cozinhar um purê quentinho e leve, que traz água na boca até dos consumidores mais exigentes. Se quiser, a batata pode ser substituída por outro tubérculo, como mandioca, mandioquinha, inhame, entre outros.

Ingredientes:
2 batatas grandes
1 clara batida em neve
Sal a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
Água para cozinhar as batatas

Modo de fazer:
Cozinhe as batatas até ficarem macias. Descasque e amasse-as ainda quentes. Leve as batatas ao fogo com a manteiga para refogar levemente. Acerte o sal, desligue o fogo e incorpore as claras, levemente, até homogeneizar. Sirva em seguida.

Dicas:

– Para fazer um purê mais aveludado, bata-o no liquidificador antes de servir.
– O purê pode ser incrementado com diversos outros ingredientes, como requeijão, para ficar mais cremoso, azeitonas pretas picadas, bacon frito etc.
– Todos os tubérculos cozidos devem ser espremidos ainda quentes, caso contrário se torna uma tarefa difícil de ser realizada.
– O purê de batatas pode ser base para diversos outros pratos, como a torta madalena, na qual se faz uma camada de purê em um refratário, cobre-se com carne moída refogada e temperada e, por cima, dispõe-se mais uma camada de purê, salpicando com queijo ralado antes de levar ao forno para gratinar. Se substituir a batata por mandioca, pode-se ainda fazer escondidinho, um prato típico brasileiro, que leva, na maioria das vezes, carne seca desfiada e queijo cremoso cobertos com o purê.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.