Como fazer massa de pizza

Receita de pizzaria pode ser reproduzida em casa sem segredos

Comida típica da Itália, mas popularizada no mundo todo, a pizza ganhou diferentes sabores e formatos ao longo do tempo. Pizza doce, pizza frita e até pizza com sorvete são bem comuns. Porém, essa iguaria tão popular ainda é pouco feita em casa, devido a dificuldade de se fazer uma boa massa de pizza em casa.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Muito dessa dificuldade se deve ao fato das peculiaridades que a massa de pizza tem quando é preparada: além de precisar ser esticada, o que muitas pessoas não conseguem fazer, a massa de pizza precisa também de um bom forno a lenha, pouco popular nos lares brasileiros e do mundo todo. Assim, o segredo da massa ficou com os pizzaiolos, o profissionais especializados em preparar, esticar e assar a pizza.

Um possível substituto para o forno a lenha é uma placa de pedra, que se encontra a venda em lojas especializadas em equipamentos e utensílios de cozinha. Se colocada no forno comum, aa massa de pizza assada sob essa pedra adquire a crocância típica das pizzarias. Há um porém: a temperatura no forno ä lenha gira em torno de 600 c, enquanto que um forno comum a gás ou elétrico raramente consegue ultrapassar os 300 c. Ou seja: massa de pizza igual a da pizzaria apenas com forno a lenha.

A massa não esconde segredos: uma mistura de farinha, água, sal, fermento biológico, ovos e óleo. Esse ultimo ingrediente pode variar para gordura vegetal ou banha.

Confira uma receita de massa de pizza para você preparar em sua casa. Essa receita é usada em muitas pizzarias:

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro

Ingredientes:
– 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
– 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico
– 1 xícara (chá) de água morna

Modo de Preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e misture com o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma espátula de plástico. Depois trabalhe com as mãos até obter uma massa um pouco pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um guardanapo e deixe repousar em lugar quente por 30 minutos. Trabalhe um pouco a massa com as mãos, levemente enfarinhadas, e forme outra bola. Divida-a ao meio e amasse ligeiramente cada metade, obtendo dois círculos espessos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.