Como fazer colomba pascal

Colomba Pascal: Aprenda uma receita clássica para a Páscoa

A Páscoa representa para os Cristãos a ressurreição de Cristo e, por isso, é celebrada em todo o mundo com a troca de ovos de chocolate e de pães doces enriquecidos com sabores diferenciados como chocolate, goiabada, frutas cristalizadas, entre outros.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Tradicional, as colombas equivalem, nesta época do ano, ao panetone que é consumido no final do ano e, por isso, são aguardadas com fervor por adultos e crianças que gostam de consumir este pão tão especial.

No Brasil, criaram-se diversas versões para o mesmo doce, com recheios variados e customizados aos sabores mais preferidos pelos moradores de terras tupiniquins. Aprenda a preparar uma colomba pascal de goiabada e sem lactose com as dicas fornecidas pela empresa Ades, da P&G. O rendimento é de oito porções com tempo total de preparo de 2h05.

Ingredientes:
1 tablete de fermento biológico;
5 colheres (sopa) de açúcar;
1/2 xícara (chá) de leite de soja sabor original;
1 ovo batido;
3 colheres (sopa) de creme vegetal sem colesterol;
2 xícaras (chá) e 1/2 de farinha de trigo;
100 g de goiabada picada;

Para enfarinhar:
farinha de trigo

Para pincelar:
1 gema batida.

Modo de preparo:
Prepare uma “esponja” em uma tigela, esfarelando o fermento e misturando 1 colher (sopa) de açúcar até ficar líquido. Acrescente o leite de soja original, o ovo, o creme vegetal sem colesterol, o restante do açúcar e a farinha e amasse até soltar das mãos. Cubra e deixe crescer por 45 minutos ou até dobrar de volume.

Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e utilize um rolo para abri-la. Espalhe a goiabada cortada em pedaços e enrole formando um rocambole. Divida a massa em três partes, sendo uma maior e duas menores.

Pré-aqueça o forno em temperatura média (180º C). Coloque as três partes de massa em uma fôrma descartável para Colomba Pascal de 500 g e deixe crescer por mais 30 minutos. Pincele com a gema e leve ao forno por 20 minutos ou até dourar levemente. Sirva a seguir ou aguarde para servi-las em festas.

A fôrma descartável para Colomba Pascal pode ser encontrada em lojas especializadas em chocolates, confeitaria ou de materiais para festas. Quem não gostar de goiabada pode substituir o doce por outros tipos de recheio, como frutas cristalizadas, gotas de chocolate, pedaços de doce de leite durinho, banana passa cortada em pedaços etc. Antes de adicionar o recheio à massa é preciso envolvê-lo em farinha de trigo para que não afunde no meio da massa. Depois de fria, a colomba pode ser decorada a gosto também, inclusive com confeitos de pasta americana.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.