Como educar gatos

Dizem por aí que o melhor amigo do homem é o cachorro. Falam que todo cão é leal, dócil, amigo e companheiro pra todas as horas, além de ser obediente e inteligente. Eles dizem ainda que o pior amigo é o gato, pois afirmam que eles são sujos, bagunceiros, briguentos e nada confiáveis…será?

Neste artigo, buscaremos mostrar pra você que pensa como ´´eles“, que gatos são sim ótimos amigos e perfeitos para se ter em casa e conviver com a família, até mais do que um cão. Vamos mostrar que tudo vai de uma boa educação e cuidados para se ter um gatinho obediente e ainda aproveitar as vantagens que todo bichano tem e que nos cães só são inúmeras desvantagens.

Educação mais difícil

Educar um gato não é uma tarefa das mais fáceis, já que os bichanos ao contrário dos cachorros, são seres independentes e não aceitam serem punidos ou impedidos de algo. Mas como educar afinal um gato?

Uma forma por exemplo, de você impedir que ele arranhe um local que normalmente ele mexe como uma almofada, é colocar uma fita dupla face e esperar ele arranhar, a fita ficará presa em suas unhas e ele terá um pouco de trabalho para retirá-la, fazendo assim que ele comece a evitar mexer no local. Outra dica é usar um borrifador automático de água, toda vez que ele for mexer num local que não pode.

Nunca grite com seu gato ou acue-o num canto da casa. Ao contrário dos cachorros que com o grito do dono fica domável e quieto, os gatos ficam nervosos e até violentos, possivelmente avançando na pessoa e arranhando e mordendo. Fale num tom de voz baixo mas com autoridade, evitando fazer isso sempre pois eles costumam não obedecer quem sempre dá bronca neles.

Gatos são limpos

Os gatos são um dos animais mais limpos do mundo, tanto que não suportam estar num local cheio de sujeira e seu banho diário de lambida ajuda até ele manter a saúde em dia. Mas apesar desse ´´banho“ natural, dê um banho em seu gato assim como se dão banho nos cães mas com menos frequência, a cada 20 dias ou até 1 mês dependendo do cuidado que você tem com ele.

Para ensinar os gatos a fazerem fezes e urina num único local, os donos costumam colocar caixas de areia mas ele não usará a caixa, caso ela esteja suja. Diariamente tire as fezes e troque a areia regularmente para que ele acostume a usá-la e você não encontrar sujeira pela casa.

Divirta-se com seu bichano

Todo animalzinho quer carinho, atenção e brincadeiras e sendo gato então, isso é só o que ele precisa e deseja. Nunca deixe de brincar com ele pois assim fica até mais fácil de ensinar algumas coisas pra ele e educa-lo do jeito que você quer.