Como é feita a cremação de mortos

Do pó nós viemos e ao pó voltaremos, já dizia o livro de Gênesis 3:19 na Bíblia Sagrada. Geralmente quando morre uma pessoa, o corpo é colocado dentro de um caixão e enterrado na terra, onde com o passar do tempo o corpo vai se decompondo até por fim se tornar em pó. Esse processo é bastante natural e comum porém muito demorado, levando séculos e séculos até se concretizar.

Mas a muitos séculos também, algumas culturas descobriram uma maneira de transformar os corpos de seus entes queridos em pó de uma maneira rápida e precisa, ficando ao critério dos parentes oque fazer com o pó literalmente que se tornou o corpo da pessoa, esse processo se chama cremação. Se você sempre quis saber como é feita a cremação de mortos, fique conosco e veja como esse processo funciona.

Registro vivo de um morto

Estranho? Não. Para você deixar claro que quer ser cremado quando morrer, não basta falar para seus familiares, é preciso fazer um registro com testemunha em cartório, deixando claro essa vontade para aí sim você ter direito de virar pó quando morrer.

Geladeira para depois fogueira

Depois do velório, o caixão com o corpo da pessoa que será cremada, é levado para uma geladeira onde ficará por até 24 horas e só depois poderá ser cremado. Esse tempo de espera é obrigatório pois a família pode decidir nesse tempo se irá dar continuidade ao processo de cremação ou fazer um sepultamento comum.

Em casos onde houve morte violenta como homicídios ou estupro é melhor que o corpo não seja cremado para haver uma possível exumação e análise do corpo, caso a perícia precise de mais dados para fechar um processo.

Dos 1.000 graus ao pó total

Assim que as 24 horas passarem e não haver qualquer objeção familiar, é feita a cremação do corpo que acontece da seguinte maneira: o caixão é colocado em um forno com mais de 1.000 graus onde o próprio caixão e o corpo da pessoa é revertido a cinzas.

Esse processo leva até mais de 2 horas para ser concluído e só o óxido de cálcio dos ossos fica intacto. Para tornar em pó também, esse osso é batido em um liquidificador especial por aproximadamente 30 minutos e depois todo o pó é colocado em uma urna funerária e entregue a família para ela decidir seu fim.

Relacionados