Como é a vida dos esquimós?

Os esquimós são grupos que vivem no litoral, desde a Sibéria, passando pelo Alasca, norte o Canadá até a Groelândia. As temperaturas podem atingir -45º C, e as situações de vida são extremas. Normalmente esta etnia apresenta características como baixo porte (cerca de 1,60), braços e pernas pequenos, mas bem fortes, além de não haver classes sociais. Nessas comunidades todos agem para o bem comum.

O termo “esquimó” é discutível quanto à sua utilização, por significar “comedor de carne crua”. Nem o próprio povo se chama assim. Eles preferem “inuit”, que quer dizer “habitante de lugares gelados”.

Moradia

Ao contrário do que se diz nos desenhos, os esquimós não vivem em iglus. A casa é feita de madeira, confortável e quente. O telhado é inclinado para que a neve acumulada não faça tudo desabar. A entrada é perto do chão para impedir entrada de ar frio. A fogueira serve para iluminar e aquecer. Os iglus são utilizados apenas provisoriamente, por caçadores em época de caça muito longa, e pode acomodar cerca de 20 homens. Na comunidade também existe um barracão comunitário, onde mulheres constroem as roupas e também os barcos.


Trajes

As roupas e botas são feitas com pelos e pele de animais, para suportarem as temperaturas negativas e evitar que o corpo e os pés congelem. São as mulheres que fabricam as roupas, geralmente de pele de focas, raposas e ursos. A roupa muda de acordo com as regiões. Em locais mais modernos são adicionados adereços.

Casamento

Nessas comunidades há poligamia, geralmente os homens têm três esposas. As questões sexuais entre os inuits são bem diferentes das nossas. Filhos de outros homens são aceitos numa boa, e as mulheres se casam antes dos 14 anos. Casamento e divórcio são questões simples nessas regiões e os homens acabam se relacionando sexualmente com todas as mulheres, o que é normal. Na verdade quando querem demostrar carinho por amigos ou visitantes, oferecem suas mulheres. Entre essas comunidades procriar é fundamental, então quanto mais mulheres um homem consegue copular, melhor. Em alguns momentos as mulheres até praticam coito com os cachorros da comunidade.

Alimentação

Como o frio não permite práticas agrícolas, os inuits vivem basicamente de carne de baleia, focas e peixes. As baixas temperaturas também dificultam o cozimento, que gasta muito tempo e combustível, então as mulheres defumam a carne em buracos e servem.

Veículos

O modo mais eficaz de se locomover nessas comunidades é através de trenós puxados por cachorros, normalmente ruskies e malamutes, dependendo da região. Os veículos suportam 4 pessoas e atingem 40 km/h. Na água os barcos utilizados são feitos de pele de baleia.