Como diminuir a vontade de comer doces

Cuidado com o consumo exagerado de gulodices! Antes que vire um vício, veja como diminuir a vontade de comer doces.

Comer um docinho de vez em quando não tem problema nenhum. Mas quando há uma ingestão exagerada, é preciso abrir o olho. Pessoas muito estressadas sentem mais vontade de comer açúcar e, consequentemente, estão acima do peso. Existe até um nome para o vício: Dependência de Substâncias Doces (DSD). Quem é dependente voraz do açúcar não se satisfaz comendo dois ou três bombons. A pessoa quer sempre mais. Isso tem uma explicação. O consumo do açúcar por longo tempo estimula o cérebro a produzir a dopamina, substância responsável por aquela agradável sensação de bem-estar. E não é apenas a obesidade que o consumo extra de guloseimas provoca.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Diabetes e outras doenças crônicas vêm em seguida. Refrigerantes com açúcar também são nocivos.

Está em dúvida se você é dependente de doces? Veja os principais sinais de quem está passando por um processo de compulsão:

– Ao ingerir doce você sente uma grande sensação de prazer;

– Você percebe que a quantidade ingerida de doces aumentou com o passar do tempo;

– O fato de não ingerir doces na hora que sente vontade traz uma sensação ruim e que não passa até você colocar uma guloseima na boca;

– A ingestão do doce é sempre além do pretendido;

– Mesmo se esforçando, você não consegue parar de consumir doces;

– Você conta as horas, minutos e segundos até o momento em que poderá desfrutar de um brigadeiro, por exemplo;

– É capaz de trocar uma atividade interessante para ficar apenas comendo guloseimas;

– O consumo permanece, ainda que o organismo já apresente sinais de que o excesso está gerando problemas.

Se livrar da compulsão por açúcar não é tão fácil. É preciso disciplina e muita força de vontade. Há pessoas que chegam inclusive a procurar ajuda psicológica. Antes que isso aconteça, tente reverter a situação. Diminua sua vontade de comer doces conferindo as dicas a seguir:

– Se você está atacando as sobremesas além da medida, procure descobrir a causa disso tudo. O problema pode estar no trabalho, no relacionamento afetivo ou em alguma insatisfação pessoal;

– Identificando as razões para o estresse, ótimo! Agora você pode contra-atacar. Elabore uma lista com os caminhos que é preciso seguir para sanar o vício.

– Evidente que você precisará mexer no cardápio. Mas não se desespere. Cortar 100 % de doces da dieta de uma hora para outra não é recomendado. Substituir o açúcar por frutas para quem é dependente também não é a solução nesse primeiro momento. Concentre-se, mantenha o foco e vá diminuindo o consumo aos poucos. Lembre que seu corpo precisa se acostumar a viver com menos açúcar e um tratamento de choque pode piorar a situação;

– Praticar exercícios é muito indicado. Além de prazeroso, irá ajudar você a emagrecer e a reduzir o estresse. Comece fazendo 30 minutos de caminhada por dia.

Comer doces é muito bom, mas tudo que é exagerado faz mal. Não exceda os limites e viva uma vida mais saudável.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.