Como cuidar das varizes

Varizes são veias dilatadas e deformadas, que surgem especialmente nas pernas, em formas de calombos arroxeados, fato provocado pela hiperpigmentação da área. Além da questão estética, elas podem prejudicar a funcionalidade da circulação sanguínea e provocar dor, inchaço e desconforto. Alguns pacientes também relatam sensação de pressão ou peso, coceira e ardor. As varizes são mais comuns em pessoas que passam longos períodos em pé e é preciso cuidar delas para garantir a saúde integral.

A lei da gravidade empurra tudo para baixo. Para evitar que o sangue usado para irrigar os membros inferiores fique empoçado nos pés, as veias são dotadas de válvulas, que funcionam como bombas e obrigam o líquido a retornar ao coração, onde será novamente oxigenado.

Geralmente provocadas por questões hereditárias e hormonais determinantes de problemas vasculares, as varizes surgem quando estas bombas deixam de funcionar a contento e formam meandros nas veias. O estrogênio (hormônio sexual feminino) está relacionado à redução da força das paredes das veias e por isto as mulheres são mais suscetíveis ao problema: para cada três mulheres, apenas um homem é afetado, de acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde.

Pelo mesmo motivo, no período menstrual, as varizes se mostram mais salientes. Mulheres que se submetem à reposição hormonal, tratamento comum durante a menopausa, e também as grávidas, que têm o equilíbrio hormonal afetado, também apresentam maior tendência à dilatação dos vasos. A cada nova gestação, os riscos aumentam.

A prevenção

Além do desconforto, varizes não costumam evoluir para quadros mais graves. Quando instaladas, o paciente deve evitar ficar parado em pé por períodos muito longos. O movimento dos músculos das pernas estimula a circulação do sangue e, assim, as caminhadas favorecem o quadro clínico.

Sempre que possível, deve-se deitar e elevar as pernas acima do nível do coração por alguns instantes, para estimular o retorno do sangue venoso para o centro do corpo.

Meias de compressão ajudam a reduzir as dores. Precisam ser utilizadas durante todo o dia e calçadas logo ao despertar, antes mesmo de se levantar da cama.

Complicações das varizes ocorrem podem ocorrer: a flebite é uma inflamação bastante dolorosa, que pode se tornar uma tromboflebite, quando se formam coágulos de sangue (trombos), facilitados pela dilatação. Estes trombos podem ser levados pela circulação e alcançar o pulmão, prejudicando a respiração. A flebite é caracterizada pelo endurecimento do local e dor intensa. Neste caso, é preciso recorrer à ajuda médica imediatamente.

O tratamento

Varizes superficiais são facilmente identificadas quando a pessoa está em pé. Podem ser eliminadas com a aplicação de drogas que necrosam os vasos, impedindo que o sangue circule por eles. Em geral, são necessárias duas ou três aplicações. Este procedimento só é indicado para secar vasos próximos à superfície da pele.

Vasos mais grossos, com três milímetros de diâmetro, requerem remoção cirúrgica. O médico faz incisões superficiais na perna, retira as veias afetadas e protege a região com bandagens. O prazo de hospitalização é curto e a recuperação em casa leva algumas semanas.

Em ambos os casos, o paciente deve ser estimulado a fazer pequenos passeios diários, para estimular a criação de novos vasos sanguíneos saudáveis.

Ferimentos em varizes podem provocar sangramentos abundantes. Nestes casos, é preciso deitar-se e elevar a perna machucada e pressionar o local lesado com uma toalha até estancar o sangue. Em seguida, lave com água e sabão e proteja com um curativo compressivo.