Como congelar os alimentos

Aprenda algumas dicas certeiras de como congelar os alimentos e não perca a qualidade da sua comida.

Em meio às diversas tarefas do dia, nada mais prático do que recorrer àquela refeição que estava no freezer e levá-la para ao micro-ondas. No entanto, existe uma maneira correta de congelar os alimentos para conservar o máximo de nutrientes e manter o sabor. Mas qual é a forma certa de manter a comida saudável mesmo congelada? Confira as dicas abaixo.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Cuide da forma de preparo

Para que o alimento mantenha seus nutrientes após ser congelado e descongelado, é necessário se atentar na forma de higienização e manipulação dele.

Os vegetais precisarão ser muito bem limpos e devem ficar no ponto “al dente”, e o sal deve ser usado com cautela no modo de preparo. O recomendado é que os alimentos sejam salgados, se tiver necessidade, no próprio prato, após serem reaquecidos.

Se desejar, é possível montar uma refeição completa em pequenos recipientes, para depois levar ao freezer. Basta ter cuidado para não exagerar nos alimentos em uma única embalagem, pois isso ira atrapalhar na hora de esquentar.

2.Longe das bactérias

É mais simples e seguro congelar o alimento já frio. Porém não se deve deixá-lo resfriando naturalmente, o processo deve ser sempre acelerado.

Para apressar o resfriamento, será preciso, depois de dividir os alimentos no recipiente adequado, colocá-lo em um pote com água e alguns cubos de gelo.

Utilize recipientes de vidro temperado, que podem ser utilizados do freezer ao micro-ondas e não contém tóxicos.

Também é possível usar o plástico filme para embalar as carnes em pequenas porções, de acordo com o consumo seu e de sua família. Já que porções menores descongelam mais rápido e previnem o prejuízo.

3.Como manter a qualidade ao congelar os alimentos

Na hora de descongelar, nunca deixe os alimentos em cima da pia! O indicado é levá-los diretamente para o micro-ondas ou para a geladeira, de um dia para o outros. Assim você evita a contaminação.

Entretanto, algumas mudanças durante o processo caseiro são inevitáveis, e as alterações mais comuns são: perda de textura, escurecimento e acentuação do gosto, no caso de alimentos gordurosos.

Para assegura a qualidade do sabor, o recomendado é guardar os produtos, de modo geral, por até seis meses no freezer. Nunca se esqueça de que o alimento só pode ser descongelado apenas uma vez. Por esse motivo divida o que for congelar de acordo com o consumo realizado em sua casa.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.