Como a poluição do ar afeta a saúde

O principal inimigo do ar, especialmente nas grandes cidades, é a queima de combustíveis fósseis (gasolina, óleo diesel, querosene de aviação). Os milhões de carros em circulação emitem micropartículas e, quanto menores, mais perigosas são, pois podem depositar-se em diversos órgãos e tecidos do corpo humano.

Mas há outros problemas. Ozônio, monóxido de carbono e dióxido de nitrogênio são gases que dificultam bastante a respiração. Em dias de sol quente, o ozônio se destaca, tornando o ar especialmente nocivo. Isto só piora quando a umidade relativa do ar está baixa, pois os gases permanecem por mais tempo em suspensão na atmosfera. Apesar da legislação ambiental, muitas indústrias não instalam ou não conservam filtros adequadamente, aumentando o problema.

Além dos prejuízos ambientais, a saúde humana e dos animais é muito comprometida com os poluentes. A poluição existe desde que os homens começaram a transformar os produtos naturais e atualmente atingiu níveis alarmantes. É preciso investir massivamente em transportes públicos de qualidade, para retirar boa parte dos veículos de circulação.

Quem mais sofre com a poluição são as pessoas com problemas nas vias aéreas, como bronquite e asma, cujas crises são agravadas pelos poluentes, que também potencializam os efeitos da hipertensão, arteriosclerose, arritmias cardíacas e angina, o que pode provocar infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

A poluição está relacionada a abortos espontâneos, nascimentos prematuros e de bebês abaixo do peso. Isto acontece por causa da redução da circulação sanguínea na região do útero, provocada pelas inflamações provocadas pelas partículas absorvidas com a inalação do ar poluído. A quantidade e qualidade dos espermatozoides também são reduzidas pela poluição.

Pessoas que moram em vias muito movimentadas têm o ar da própria casa comprometido. É preciso garantir ventilação adequada, para minorar os problemas.

Há também problemas estéticos. As micropartículas obstruem os poros, favorecendo a proliferação de bactérias e, em consequência, a acne. O ar de má qualidade aumenta a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. É preciso aumentar a ingestão de antioxidantes, vitamina C e E.

Os locais mais poluídos do mundo são a Cidade do México, Pequim (China), Cairo (Egito), Jacarta (Indonésia), Los Angeles (EUA), São Paulo e Moscou (Rússia). No Brasil, além da capital paulista, Vitória (ES) enfrenta sérios problemas, por causa de uma siderúrgica instalada na cidade. Brasília e Rio de Janeiro são prejudicadas pelas grandes frotas que circulam em suas ruas.

Como se proteger

Não é fácil manter a saúde equilibrada em cidades muito poluídas, mas alguns procedimentos podem ser adotados para minorar as consequências:

• evite fazer atividades físicas nos horários de trânsito mais intenso;
• deixe o carro na garagem;
• portadores de doenças respiratórias devem ficar atentos com a medicação e, em caso de piora dos sintomas, é preciso consultar o médico;
• faça exercícios físicos regularmente e adote uma dieta equilibrada. Os exercícios fortalecem o corpo e a dieta aumenta a imunidade;
• tome bastante água, especialmente em dias muito secos.