Comidas típicas do Folclore Brasileiro


Formado por diversas etnias e povoado por imigrantes de diversos países do mundo, o Brasil reúne uma cultura rica e miscigenada que por vezes nos faz acreditar que vivemos em um país de muitas nações. E desse caldeirão de informações surge o nosso folclore brasileiro, que entre tantas particularidades, encontra destaque nas comidas típicas de cada região.

No sul do país você prova a culinária típica do povo campeiro. Aqui o folclore reúne o famoso churrasco de fogo de chão – onde a carne passa horas assando no espeto com o calor das brasas colocadas direto na terra; o boi no rolete e o arroz de carreteiro, feito geralmente com pedaços pequenos de carne assada.

No outro extremo a comida ganha um novo tempero: é o acarajé que traz resquícios da cultura africana. O sarapatéu e o bobó de camarão também não perdem seu valor nas referências nordestinas. Já o sudeste contribui para o folclore brasileiro com o tutu de feijão, a canjica mineira e o virado à paulista, que confundem o paladar dos visitantes que não resistem às comidas típicas do Pantanal, no centro-oeste: peixe assado, pintado na brasa e farofa de jacaré. Já a região norte, com forte cultura indígena, incrementa o cardápio brasileiro com o pato ao tucupi, moqueca de pirarucu e a famosa sopa de tartaruga.

Comente no Facebook

01 Comentário

  • hola soy sol keria decirles si me pueden mandar espesificamente comidas flokloricas de la tradicion por faa lo necesito urgente para la clase de musica es k estoy viendo los ritmos i me toca el folklore…. i las necesito si o si… cuanto antes si es posible para hoi sooi de argentina aviso .. !

Comente