Colesterol: 05 dicas para abaixar

O colesterol é uma substância produzida naturalmente no corpo, mas se a sua taxa no organismo estiver elevada, muitos problemas de saúde podem surgir. Saiba como evitar

Existem dois tipos de colesterol: HDL, vulgarmente conhecido como bom colesterol, e LDL, comumente referido como mau colesterol. Um nível elevado deste componente no corpo pode causar problemas sérios. Uma boa forma de diminuir os níveis de colesterol é através da dieta que irá restringir certos alimentos e encorajar o consumo de outros. Abaixo estão algumas sugestões para prevenir o colesterol ruim:

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

1. Evite alimentos que contenham gorduras saturadas

O colesterol ruim é produzido a partir de gordura saturada. Por isso é bom evitar alimentos que contenham essa gordura na composição, e, se possível, eliminá-los completamente do cardápio. Alguns desses produtos são os alimentos processados ou ricos em gordura animal, como carne e pele de galinha. Além disso, gorduras vegetais saturadas devem ficar longe do prato. Elas também elevam o nível de colesterol ruim no organismo.

2. Coma alimentos ricos em fibras

Para controlar ou diminuir os níveis de colesterol, você deve comer mais alimentos ricos em fibras, como pão, especialmente aqueles feitos de farinha refinada. Além disso, você deve consumir diariamente uma generosa quantidade de grãos e cereais. Estes alimentos também ajudam a diminuir a quantidade de calorias que você consome. O excesso de calorias é naturalmente convertido em gordura no corpo, se você estiver acúmulo de gorduras, provavelmente terá o colesterol mais alto.

3. Consuma mais vegetais e frutas

Vegetais, frutas frescas e verduras devem ser incluídas na dieta de quem quer diminuir ou controlar seus níveis de colesterol. Esses alimentos possuem os níveis de gordura muito baixos e contêm muitas vitaminas e minerais.

4. Coloque peixe e carne magra no prato

Uma dieta de controle de colesterol deve incluir porções generosas de peixe. Os peixes gordos, como salmão, bacalhau e atum, são ricos em ômega-3, um importante nutriente necessário para que o organismo elimine o excesso de colesterol. Aqueles que não podem evitar comer carne, devem apostar em opções mais magras, como frango sem pele.

5. Ingira as quantidades certas

Não é apenas removendo ou adicionando alimentos de sua dieta que você conseguirá reduzir os níveis de colesterol. É importante consumi-los na quantidade certa e sem exagerar. Sempre leia os rótulos dos produtos ou procure descobrir os níveis de seus nutrientes antes de levá-los à boca. Cerca de 6 a 7 porções de cereais, 3 a 5 porções de legumes, e 2 a 4 porções de frutas por dia são suficientes para manter seus níveis de colesterol baixos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.