Citronela: um repelente natural e ecológico

O óleo da citronela é um repelente natural, que mantém moscas e mosquitos longe de casa.

A citronela (Cymbopogon winterianus), também chamada cidró-do-paraguai, citronela-do-ceilão e citronela-de-java, é uma planta asiática de folhas longas verde-claras com bordas picantes, que formam touceiras semelhantes às da erva-cidreira; o óleo extraído de suas folhas age como um repelente ecológico, banindo insetos dos ambientes. O óleo contém mais de 80 substâncias, entre elas citronelal, geraniol e limoneno, que afugentam moscas e mosquitos. O odor é parecido com o do eucalipto.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A diferença entre a citronela e a erva-cidreira é o perfume. Enquanto o da cidreira é suave e cítrico, o da citronela é forte, um pouco enjoativo e pode irritar alguns olfatos mais delicados. No entanto, por afastar insetos – inclusive o Aedes Aegypti, transmissor da dengue – sem causar danos ao meio ambiente, é uma boa opção aos inseticidas industriais.

O óleo de citronela é usado em aromaterapia. Esteticistas garantem que ele tem funções tonificantes, antissépticas, relaxantes e bactericidas. Há diversos produtos à base de citronela disponíveis no mercado: cremes e loções para o corpo, incensos e velas para os ambientes e desinfetantes. O uso da citronela apenas afasta os insetos.

Para evitar as picadas, misture óleos de citronela e amêndoa e aplique no rosto, pescoço, braços e pernas. O uso é indicado também para bebês, mas deve ser diluído em água. Algumas gotas do óleo em peças de cerâmica ou num difusor (com água) mantêm moscas e mosquitos a distância por até seis horas.

Por ser um tipo de capim, a planta não exige grande cuidados. Basta regá-la quando a terra estiver seca (em geral, em dias alternados). A citronela não precisa de adubos. Basta desbastar as touceiras periodicamente, que podem ser divididas para obtenção de mudas.

A citronela é uma planta tropical: gosta de ambientes ensolarados e não tolera o frio. Cada planta adulta repele moscas e mosquitos num espaço de 50 metros quadrados. Além dos alados, a citronela afasta formigas e lagartixas. As moitas atingem pouco menos de um metro de altura.

Tanto a planta como o óleo essencial podem ser adquiridos em lojas de material para jardinagem. O óleo pode ser comprado até em supermercados, na seção de limpeza. Velas e incensos são disponibilizados em casas especializadas. Há vários sites que comercializam produtos à base de citronela.

Cientistas da Fundação Instituto Oswaldo Cruz confirmaram a eficácia da citronela como repelente, mas afirmam que os ambientes devem ter as portas e janelas fechadas para que os produtos façam efeito. Centros de controle de zoonoses já utilizam o óleo essencial há vários anos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.