Cerveja verde: aprenda a fazer

Aproveite o Saint Patrick’s Day e prepare cerveja verde para servir aos amigos.

Não há happy hour ou churrasco sem cerveja, certo? E esta bebida, que é uma das mais consumidas e adoradas em todo o planeta, tem dia certo para ser festejada: 17 de março, dia de Saint Patrick’s Day.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

A data, que comemora o dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, é celebrada em todo o mundo, em especial nas comunidades de origem irlandesa. Além de desfiles, paradas, muita música e companhia de amigos, o Saint Patrick’s Day é também conhecido como o dia de usar roupa verde, em homenagem ao santo, que carregava consigo um trevo de três folhas representando a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Aqueles que não usam a cor na vestimenta estão sujeitos às traquinagens dos amigos, que resultam em beliscões, pagamento de rodada de bebidas, entre outros.

Os bares, pubs e restaurantes também levam a sério a data e costumam se preparar com antecedência, criando cardápio especial para a festa com petiscos típicos, contratando banda com ares irlandeses, decorando o estabelecimento com bandeirolas verdes e fazendo um bom estoque de cervejas e chopes variados, claro.

A devoção a Saint Patrick é tanta em diferentes lugares que, neste dia, até os imigrantes irlandeses da cidade de Chicago, nos Estados Unidos, costumam tingir o rio que corta a cidade de verde e até mesmo os consumidores costumam degustar cervejas que levam essa cor. Muita gente jovem e descolada costuma se reunir para beber e costumam se perguntar como é preparada a cerveja verdinha que lhes é servida, já que a mesma não apresenta qualquer tipo de alteração de sabor e aroma, mas fica com uma coloração vívida que dá água na boca.

Quer aprender a preparar cerveja verde em casa para recepcionar os amigos na data e comemorar, do seu jeito, o Saint Patrick’s? É muito simples: basta adicionar algumas gotinhas de anilina à bebida e mexer levemente para que ela não perca a carbonatação. Dependendo do estilo da cerveja é preciso cuidado especial na hora de mesclar a anilina à bebida não apenas para que não fique choca, mas também para evitar o excesso de espuma, que pode surgir em especial naquelas mais lupuladas, como as American India Pale Ale e Double IPA.

A quantidade do corante é estabelecida de acordo com o gosto do barman e a “mágica” só funciona com as cervejas claras, como as de estilo Pilsen, Weiss, Golden Ale etc. Cervejas avermelhadas e escuras não ficam esverdeadas para a celebração de Saint Patrick’s – mas também podem ser apreciadas moderadamente nessa festa.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

2 Comentários

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.