Causas do aquecimento global: Saiba mais

Entenda quais são as causas e consequências do aquecimento global e do efeito estufa.

O aquecimento global é um tema muito discutido, mas poucas pessoas sabem as reais causas deste fenômeno, assim como suas consequências. Neste breve resumo, alertamos sobre as principais causas do aquecimento global e seus efeitos.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Causas do aquecimento global

Queimadas nas florestas – as queimadas são a segunda maior causa do aquecimento global. Isso porque elas respondem por cerca de 25% da emissão dos gases que causam o efeito estufa, fenômeno natural que mantêm a Terra aquecida e que, saindo do controle, causando um desequilíbrio energético e oscilações climáticas graves. O Brasil é o quarto maior emissor de gases do efeito estufa por conta das queimadas nas florestas, tendo leis adequadas para o combate deste fato, mas pouca força política para que essas leis sejam cumpridas.

Emissão de gases que provocam o efeito estufa – o CO2, CO e SO2 são os gases que causam o efeito estufa. Eles absorvem boa parte da radiação infravermelha , dificultando o escape para a atmosfera.

Desenvolvimento urbano de ilhas de calor – é sabido que as grandes cidades são as maiores emissoras de gases que causam o efeito estufa. Conforme o crescimento populacional e habitacional ocorre sem algum tipo de regra, aumenta a possibilidade de desenvolvimento urbano de ilhas de calor, ou seja, locais onde queimadas e ações industriais sem controle prévio acabam aumentando a emissão de gases do efeito estufa, maximizando a destruição da camada de ozônio.

Consequências do aquecimento global

Derretimento de geleiras – uma das causas mais conhecidas do efeito estufa e do aquecimento global é o derretimento da calota polar. Com isso, além da destruição do habitat nas regiões mais geladas, temos também o aumento do nível do mar, o que a médio prazo pode causar maiores inundações e até o desaparecimento de algumas cidades e ilhas.

Oscilações bruscas de temperatura – Com a destruição da camada de ozônio, muitos países estão sofrendo oscilações climáticas jamais imaginadas. É comum na Europa atual fazer um calor que não é usual para aquela ocasião ( em alguns anos chegamos a ver notícias de pessoas idosas que morreram em uma estação de intenso calor, uma vez que o europeu não está preparado fisicamente para tal oscilação brusca). Também nas regiões mais quentes vemos o aumento de chuvas e enchentes.

Aumento de doenças e epidemias – Nas regiões tropicais, como o Brasil, o aquecimento global faz com que doenças como dengue e malária se alastrem, devido ao aumento de temperatura. Esse aumento de temperatura também proporciona que o mosquito da dengue, por exemplo, migre para regiões que eram mais frias e hoje são mais quentes, alastrando a epidemia.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.