Cartão Cidadão – o que é?

O que é o Cartão Cidadão? E para que serve?

Em 1995, foi criado o Cartão do Trabalhador que visava passar o controle do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para as mãos do trabalhador e permitir que o titular tivesse acesso ao saldo do PIS. O Cartão do Trabalhador, porém, tinha algumas limitações como, por exemplo, o fato de que não havia uma senha para cada trabalhador. Então é que surge o Cartão Cidadão que agregava mais funcionalidades.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Com o novo cartão, cada titular torna-se detentor de uma senha que torna o uso do cartão mais seguro e pessoal. Além desse benefício, o atendimento ao cliente tornou-se mais ágil e a rede de atendimento foi ampliada: o Cartão Cidadão pode ser usado através do Cash-dispenser, Banco 24 Horas, RedeShop e rede de lotéricos.

O trabalhador que tiver recebido o Cartão Cidadão deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e cadastrar uma senha de 6 digitos numéricos. A utilização do cartão somente torna-se efetiva após a senha ter sido cadastrada na Caixa. É importante lembrar que, antes de cadastrar a senha, é preciso que o cliente assine um Termo de Compromisso que será apresentado na hora do cadastramento.

Todos os trabalhadores regulares podem fazer uso do Cartão Cidadão para consultar saldo e extrato do FGTS e saldo e extrato de recursos do FGTS. O trabalhador pode, também, verificar seu saldo de quotas do PIS, e pode, além disso, efetuar saque da conta vinculada ao FGTS e receber benefícios dos programas de transferências de renda, abono salarial, seguro desemprego e rendimento do PIS.

Consulte mais informações sobre o Cartão Cidadão no site da Caixa Econômica Federal.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.