Carnavais fora do Brasil

O Carnaval é uma marca do Brasil, qualquer estrangeiro que ouça falar do país logo pensa em futebol e, claro, em carnaval; isso por que é aqui que acontece o maior carnaval do mundo. Esse evento é grandioso, conta com desfiles, participação de celebridades, shows de grandes artistas e atrai muitos turistas para o país.

Essa festa popular, que tem origem religiosa e é celebrada, geralmente, dias antes do início da Quaresma e da Quarta-Feira de Cinzas, foi modificada ao longo dos anos, recebendo, na América, a influência de diversas culturas, com a europeia, a indígena e a negra.

Por todas as regiões do Brasil o carnaval é comemorado de diversas maneiras, seja com as festas de rua regadas a frevo e axé, como no norte e nordeste, ou com os desfiles das escolas de samba, como no sudeste, especialmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O que todas as regiões tem em comum é a alegria e o fôlego das pessoas, que passam dias cantando, dançando e se divertindo pelas ruas.

Mas não é só o Brasil que comemora essa data, em muitos países da Europa, e mesmo no Japão e nos EUA a população faz folia na rua. A origem do carnaval é portuguesa, antes do período da quaresma católica as pessoas costumavam sair às ruas e brincar umas com as outras jogando farinha, água e ovos. Era um período de liberdade e descontração antes de se dedicarem aos quarenta dias de penitência e sacrifício para relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em outros países da Europa, como Itália e França, o carnaval também ficou popular, as pessoas começaram a se fantasiar e produzir marionetes e carros alegóricos para alegrar a festa.

Até hoje alguns dos destinos mais importantes para comemorar o carnaval fora do Brasil são Lisboa, em Portugal; Nice, na França; e Veneza, na Itália. Ainda na Europa, o carnaval também é comemorado em Colônia, na Alemanha; em Barcelona, na Espanha; e em Binche, na Bélgica. Nesses países europeus o carnaval acontece mais ou menos na mesma época do Brasil, entre os meses de fevereiro e março.

Surpreendentemente, um dos maiores carnavais fora do Brasil acontece no Japão. Só que lá a festa é em agosto e com direito a desfiles na rua, escolas de samba, passistas brasileiras sambando e barracas com comidas típicas do Brasil e do Japão.

Na América do Norte, o carnaval acontece nos EUA na cidade de New Orleans, conhecida por ser o berço do jazz. Lá a festa também é comemorada com desfiles pelas ruas embalados por música e com direito a fantasias. Na América do Sul é possível cair na folia em países como Argentina, na cidade de Corrientes; na Bolívia, na cidade de Oruro; e em Montevidéu, capital do Uruguai. Em Barranquilla, na Colômbia, também acontece um dos maiores carnavais do mundo, embalado por músicas latinas e englobando tradições dos diversos povos que se misturaram, como no Brasil, para formar a população do país: negros, índios e europeus.

Quem gosta de carnaval e deseja encontrar no exterior uma festa com a mesma alegria e descontração que se encontra por aqui, pode ter certeza que irá se dar bem em qualquer um dos países que foram citados.

Basta providenciar as passagens, a estadia, a fantasia e cair na folia!