Calcanhar de Maracujá: O que é? Imagens e vídeos

Calcanhar de Maracujá é o nome popular de uma doença conhecida por Miíase. Embora essa doença se refira ao calcanhar pode ocorrer em qualquer parte do corpo. A doença é causada pela infestação de larvas provenientes de moscas “varejeiras”. As moscas se alojam na pele ou nas mucosas, em algum ferimento que pode ser de qualquer tamanho, provocando ulcerações. As larvas das moscas, então, se reproduzem no tecido necrosado se desenvolvendo aí.

O nome se deve à aparência esbranquiçada com a ponta preta dos vermes que estão no calcanhar, que se assemelham a sementes de maracujá. Nos casos mais graves da doença, o calcanhar pode chegar a ficar com uma abertura de aproximadamente cinco centímetros, com as bordas arredondadas, similar à metade de um maracujá.

A Miíase pode ser, ainda, de tipo primário ou secundário. Na miíase primária, a larva invade o tecido sadio e nele se desenvolve. Essa infestação é conhecida popularmente pelo termo “berne”. Na miíase secundária, a mosca deposita os ovos em ulcerações ou mucosas e se desenvolvem no tecido necrosado.

O Calcanhar de Maracujá é um tipo de miíase que ocorre nos calcanhares. As larvas invadem essa região através de algum ferimento e se reproduzem provocando a degradação do tecido saudável.

A profilaxia dessa doença consiste em prevenir e erradicar as moscas adultas antes que possam causar qualquer dano (esse método é chamado de controle de vetores); e no tratamento, uma vez que a infestação está presente e ameaça constantemente a saúde dos infectados. As larvas devem ser eliminadas por meio de pressão ou uso de fórceps e a ferida deve ser limpa e desinfectada. É necessário ficar atento e fazer um controle mesmo após findada a doença, para evitar reinfestação posterior.


GRÁTIS: Receba atualizações por Email:

Cadastre seu email e receba atualizações do Blogadão no seu e-mail. É grátis!

Comente no Facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

16 comentários

  1. mila escreveu:

    Achei este site muito bom. Estou fazendo um trabalho sobre parasitas e fikei de falar sobre o bicho “berne”. gostei muito desse site, me ajudou bastante. obrigada.

  2. bruno da ssiva sauro escreveu:

    hum legal

    • bruno da ssiva sauro escreveu:

      eu amo maraccujá,mas não esse aí

  3. Lígia escreveu:

    nossa gente eu achei incrivel só nao acreditei no homem invisivel!

  4. juliano escreveu:

    que nojento deus que me livre

  5. Marcela escreveu:

    Nossa isso é muito nojento. Eu não desejo essa doença nem para o meu inimigo.

  6. Lara escreveu:

    Olha, está errado.
    Calcanhar de maracujá foi por causa de uma mulher chamada Pamela Mitchell que teve um corte nos pés e devido a diabetes não cicatrizava, então ela resolveu optar por uma cura alternativa através de larvas, colocaram larvas em seus pés, no qual ficou como maracujá, devido a semelhança com as sementes.
    Miase é quando a mosca varejeira posa em uma ferida e ali deposita os seus ovos, formando larvas.
    PS: A primeira foto é uma montagem, aquilo não é uma ferida e sim a boca de um peixe chamado lampreia.
    Pesquise mais antes de colocar as coisas.
    Abraços.

  7. Leandro escreveu:

    A Educadora FM de Campinas teve a participação de uma ouvinte que falou sobre este tal de “calcanhar de maracujá” imaginem a quantidade de pessoas que hj como eu descobriram que isso existe…. é muito feio…. e deve feder pra caramba….

  8. valter escreveu:

    ta errado, berne é berne. miiase é bicheira!!!

    berne é uma larvona unica (e nao menos nojenta) e a bicheira e uma infestação bissurda .

    o berne é menos agressivo, eu peguei 2 já, a bicheira é cruel!!

    cura matando os bichos com lepecid ee removendo eles com uma pinça. pode usar gasolina se a pereba não for sua huahauah

  9. Leniinha escreveu:

    Nossa x.x que nojo !

  10. Lucas escreveu:

    Primeiro o calcanhar de maracuja n é nenhuma doença, devido o calcanhar ressacar rapido uma mulher com diabete sofreu 2 cortes que foram se alastrando pelo seu calcanhar até chegar os ossos ………..

  11. Rosy escreveu:

    Nossa que horror… eu tive um berne na barriga,porem furou sozinho e nao saiu nada alem de pus. sera que ele esta em mim ainda? Preocupada agoraa

  12. Jean escreveu:

    Sera que o processo de decomposição do corpo humano ápos o sepultamento é assim? Tipo a miase.

  13. U F C escreveu:

    q horror uih q midinho minha mae ficou com muito medo

  14. evaldo camilo de moura escreveu:

    eu quero essa imagem para trabalhar com adolescestes e jovens na prevenção de doença….muito obrigado….

  15. Erika mello escreveu:

    o calcanhar de maracuja o verme não invede a pele
    essa é uma duença q uma mulher teve no calcanhar e ela procurou um medico e ele disse p por larvas nos pés, ela pois e ficou com as larvas no calcanhar por dois dias……. procura a historia certa depois vc posta as coisas blz

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.