Cadastro Positivo, o que é e como se cadastrar?

Ao contrário do já conhecido cadastro negativo, em que as empresas e pessoas físicas podem ser consultadas pelo histórico de inadimplência, o Governo Federal tomou a iniciativa de trazer para o Brasil o Cadastro Positivo, uma versão que disponibiliza para análise a pontualidade nos contratos de pagamentos, listando as empresas e pessoas que cumprem suas dívidas em dia.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

O projeto do Cadastro Positivo foi aprovado pelo Senado na primeira semana de dezembro e prevê a inclusão de informações sobre pagamentos feitos dentro do prazo nos contratos estabelecidos por pessoas físicas e jurídicas. Para o consumidor, as vantagens são muitas: beneficia o bom pagador, aumenta as chances de conseguir um empréstimo bancário, qualifica a vida financeira do cliente, que pode ter seu cadastro avaliado pelas empresas sem sustos. Tais benefícios, além de qualificar as relações entre negociadores, também pode vir a estimular a redução de taxas de juros nos bancos.

Ainda com algumas ressalvas, tem gente que é contra o projeto, pois não existem garantias de que o Cadastro Positivo realmente beneficiará o consumidor e, além disso, pode expor a vida privada do mesmo ao acessar toda a sua vida financeira. Ainda não está claro também de que forma se dará essa adesão ao cadastro e como ele será consultado. Ao que tudo indica, haverá uma oportunidade de o consumidor autorizar ou não seus dados para consulta, mas ainda não foi divulgado como ele deverá se cadastrar.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.