Brotas: para quem curte esportes radicais

Brotas, no Estado de São Paulo, é a capital nacional dos esportes radicais.

A cidade de Brotas situa-se a 230 quilômetros da capital, de onde se chega pelas rodovias dos Bandeirantes e, em seguida, Washington Luís. O nome da cidade, que consegue unir a tranquilidade e esportes radicais, é uma referência a uma capela que deu origem à sua fundação, erigida por volta de 1839, em homenagem a Nossa Senhora das Brotas, santa bastante reverenciada em Portugal.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Mas há quem diga que o nome Brotas é devido aos brotos de capim que nasciam depois da passagem dos tropeiros – a cidade fica no caminho para Minas Gerais, roteiro bastante conhecido pelos que se aventuravam em busca de ouro e diamantes. Com a decadência da mineração, muitos tropeiros se fixaram em Brotas, dando início à cultura do café.

Brotas tem tudo o que uma cidade do interior pode oferecer: sossego, belas paisagens, matas e rios bem preservados, refeições caseiras para comer de joelhos. Mas quis o destino que a cidade tivesse outra vocação, além da agricultura e pecuária. Brotas fica numa região que os geógrafos classificam como cuesta basáltica, um terreno quase plano, mas recortado por desfiladeiros formados pela erosão hídrica, tornando-o bastante assimétrico. O lugar perfeito para o turismo de aventura.

Em Brotas, você pode praticar rafting, boia-cross nas corredeiras e quedas dos rios do Lobo (que forma a represa da Broa) e Jacaré-Pepira em botes infláveis, canyoning em cachoeiras de até 70 metros de altura, tirolesa com descidas de mais de mil metros, arborismo com diversos níveis de dificuldade, passear de quadriciclo ou bicicleta em trajetos que cruzam terrenos alagados e riachos. Também há trilhas cheias de lama, para quem curte pilotar off-road.

Há opções para adultos e crianças e os inexperientes não precisam ficar com medo, porque as atividades são sempre acompanhadas por guias e instrutores.

Parece muito radical para você? Não há problema. Em Brotas, você também pode passear a pé ou a cavalo por trilhas, para uma perfeita integração com a natureza. No meio da mata, você encontra uma nascente de águas límpidas que convida a um mergulho: é a “areia que canta”, nome dado ao barulho do atrito entre os grãos de areia e a água. O visual das cachoeiras da região é simplesmente deslumbrante.

A cidade tem boa infraestrutura para atender os visitantes. Hotéis e pousadas oferecem opções para todos os bolsos e a gastronomia da região não deixa nada a desejar. Além de tudo isto, você pode visitar o Museu do Calhambeque, a Casa da Cachaça, o Centro Cultural e o Observatório Astronômico.

Tudo isto numa cidade de 21 mil habitantes, que sabem encantar os turistas que recebem. Programe-se para conhecer Brotas.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.