Breve história do videoclipe

A palavra “clipe” deriva de “clipping” que vem do idioma inglês e significa recorte (de jornal ou revista), pinça ou grampo. O termo videoclipe quer dizer, portanto, “recorte de vídeo”. Embora este termo só tenha sido usado, com freqüência, a partir da década de 80 para se referir a vídeos musicais, as origens do videoclipe são mais antigas.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Até a década de 50, o que havia sido feito em termos de vídeos musicais eram extrações feitas de shows e apresentações musicais feitas em programas de televisão. É possível encontrar, por exemplo, muitos vídeos de artistas do jazz executando suas criações ao vivo.

Elvis Presley estrelou vários filmes com o intuito de divulgar a sua música. Embora fossem no formato de longa-metragem, os filmes tinham, praticamente, a mesma intenção que os videoclipes: unir música à imagem e propagar o artista.

Os Beatles, também, fizeram vídeos musicais. Lançaram “A Hard Day’s Night” (“Os Reis do Ié Ié Ié”) em 1964. O vídeo foi de grande importância para o aparecimento da Beatlemania e o reconhecimento da banda além do Reino Unido.

Há dúvidas quanto a origem do que seria o primeiro videoclipe. Alguns atribuem ao Beatles o título de primeira banda a fazer videoclipes. “Strawberry Fields Forever” e “Penny Lane” (ambas de 1967) estavam além dos filmes promocionais que a banda havia lançado até então. O enfoque dado ao vídeo em conjunto com a música era diferente de tudo que já tinha sido feito.

Entretanto, há quem afirme que o primeiro videoclipe feito com a intenção de ser, de fato, um videoclipe seria “Bohemian Rhapsody” do Queen, lançado em 1975.

Já no Brasil, o primeiro videoclipe a ser exibido foi “América do Sul” de Ney Matogrosso que foi exibido pela Globo, no Fantástico, também em 75.

Questões e dúvidas à parte, é inconteste que a inauguração da MTV Americana em 1981 foi responsável pela criação e lançamento em massa de videoclipes. Os artistas, agora, não precisam procurar por canais de TV que exibissem seus vídeos e show: a MTV faria tudo isso e de forma bem específica garantindo que música & vídeo tivessem um lugar especial na televisão.

O primeiro videoclipe exibido pela MTV foi “Video Killed the Radio Star” do The Buggles (a primeira exibição da MTV Brasil foi “Garota de Ipanema” na voz de Marina Lima em 1990) e, a partir daí, muitas bandas e músicos começaram a pensar como seria unir sua música a imagens e o resultado foi uma onda de experimentações artísticas que não tem hora nem motivo para acabar.

E, é claro, temos que dar os louros ao Michael Jackson que foi um dos que revolucionaram o modo de fazer videoclipes com os seus vídeos criativos que, muito bem feitos, se confundiam com filmes e inspirou muitas bandas e músicos.

Com o advento da internet, mais bandas e pessoas puderam criar seus próprios videoclipes e torna-los acessíveis de uma forma muito mais rápida, simples e com inúmeras possibilidades de experimentações.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.