Breakfast tradicionais ao redor do Mundo – Conheça os hábitos matinais de alguns países

Breakfast de diversos países, café da manhã ao redor do mundo

O café da manhã é considerado uma dos principais refeições do dia e deve ser feito de forma tranqüila, sem correrias e com um menu saudável. O termo “Breakfast” oriundo do inglês, tão usual nos trajetos turísticos, teve a sua origem no termo “breaking the fast”, o que significa literalmente “quebrar o rápido”, ou seja, dar um tempo sem correrias. E é por isso que a maioria das pessoas, quando estão viajando, apreciam o breakfast com muito prazer.

Conhecer os estilos de breakfast ao redor do mundo, muitas vezes é de grande importância, para que o turista não seja pego pelas surpresas culinárias de tantos hábitos e costumes multifacetados.

Escolhemos alguns países que podem te dar água na boca só de conhecer o menu, ou então podem fazer com que você desista de pedir o desjejum, indo para qualquer canto apenas com um suco a tiracolo.

Nossa inspiração para a escolha dos países foi a Olimpíada 2012, em Londres. Escolhemos alguns países que irão competir na maior festa esportiva do Planeta! Vamos então iniciar pelo país sede:

Inglaterra: O tradicional breakfast inglês é composto de ovos, bacon, salsichas, pão frito, feijão e cogumelos e é chamado de “inglês completo” ou “The full english fry-up”. Porém no dia a dia os ingleses estão mais práticos: uma simples tigela de cereais com leite, uma fatia de torrada, um suco de laranja e uma boa xícara de café já são suficientes.

África: Uma idéia geral dos cafés da manhã no continente africano inclui xícaras de café preto, chás e pães feitos com sorgo ou milheto. O “Uji” é também largamente utilizado nos países africanos e trata-se de um mingau ralo feito de mandioca, arroz, painço ou milho, este último muito comum. Em algumas regiões o amendoim é misturado ao fubá para fazer esse mingau. Frutas frescas também são largamente utilizadas como desjejum matinal. Na Nigéria, por exemplo, eles iniciam o dia com o “Moyin-moyin”, que é um pudim de feijão.

Áustria: O austríaco inicia o seu dia com o “Frühstück”, uma pequena refeição constituída de frios (presunto, salame, etc), fatias de queijo, vários tipos de pão, manteiga e geléia, ovos mal cozidos, café ou chá e suco. Certos tipos de salsicha ou lingüiça podem ser servidos também. Iogurte e frutas são comuns embora os muesli e cereais não sejam. Mais tarde, no meio da manhã, tornam a tomar um outro lanche o “Gabelfrühstück”, uma refeição a base de café vienense, bolos e tortas, como a “Linzer”. Tradicionalmente todos os breakfasts na Áustria têm vários tipos de pães, como os “Semmeln”, “Salzstangerln”, “Kipferln” e “Weckerln”, para acompanhar o queijo defumado, ovos cozidos e frios como o “liverwurst” e outras salsichas. É tudo muito farto e cheio de detalhes!

Índia: Uma grande variedade de comida é encontrada no café da manhã em diferentes regiões indianas. Comumente são servidos os ovos mexidos com especiarias, batatas e cebolas, assim como frutas frescas e iogurte. O “Chana puri” é bem tradicional no Norte do País e é feito com o pão tipo “paratha” e o picante “dhal”, uma espécie de patê feito com lentilhas e muita pimenta picante. Outro costume da região nortista da Índia, consiste de pão “Chapati” servido com um curry de vegetais, além de doces como o “kaju burfi”. No Sul o equivalente mais próximo é “iddi sambar” para iniciar o dia, que é cozido em forma de um mingau de vegetais (cebolas, tomates, quiabo, etc.) que recheam panquecas feitas de massa fermentada de arroz e ervilhas, degustado com coco e pasta temperada com chili.

O famoso “Masala dosa” é outra opção para se rechear panquecas finas servidas com batata assada misturada a legumes ao molho picante de iogurte e chutney de coco. Tudo isso é precedido por vários tipos de chá ou café, ambos feitos com leite e açúcar. Também é bem popular o chai, um chá misturado com leite e canela.

Outros itens de café da manhã encontrados neste vasto continente incluem o “Aappam” – panquecas de arroz finas, muitas vezes cheias de carne picante e batatas com legumes. O “Idi-appam” – macarrão de arroz com leite de coco adoçicado ou caril de carne e “Puttu” – arroz triturado com coco ralado e cozido no vapor, servido com leite e bananas. Literalmente os cafés da manhã na Índia são bem energéticos.

Itália: O Prima Colazione, que significa a primeira refeição/café da manhã não é um grande negócio na Itália! Tradicionalmente servem café e biscoitos, croissant e bolos, com alguma variação de pães. Incluem em algum momento, o fette biscottate (fatias de biscoito servido com geléia). Porém servem os melhores cafés expressos e capuccinos do mundo. Portanto resume-se a um brioche e um capuccino!

Alemanha: Os alemães iniciam o dia com seu “Frühstück”, um desjejum constituído de uma seleção de pãezinhos frescos, servidos com café preto ou chá, com uma generosa seleção de frios, queijos, iogurte e frutas. Ovos cozidos são muito populares também e você pode encontrar um “fleischsalat” servido com pão – presunto picado com maionese e pepinos.

Também costumam comer o “weisswurst”, que é uma espécie de salsicha branca condimentada – a salsicha bávara tradicional. O pão alemão servido nas manhãs frias é o “Bauern brot”, bem rústico, com manteiga fresca e geléia caseira.

Rússia: Em países da Europa Oriental, com clima frio como a Rússia, os breakfasts tendem a ser substanciais. Alguns russos tomam, tradicionalmente, chá bem forte e bem quente. A variedade de pães como o pão de centeio preto são os mais comuns. Também costumam incrementar o café da manhã com o tradicional “Blini”, tipo de bolinho de chuva.

Carnes curadas, ovos e picles de pepino são itens típicos que os russos não dispensam. O cereal “Kasha” é comumente consumido por crianças, pois é um tipo específico de grão e frequentemente é servido com “tvorog”, um queijo coalho macio semelhante à ricota ou creme de leite com açúcar.

Portugal: O café da manhã em Portugal geralmente é bem rápido: um iogurte, leite ou café e pão com manteiga e queijo ou compotas. O português adora o Bica – o café expresso português. Os primeiros expressos em Portugal foram vendidos no café “A Brasileira”, em Lisboa. Muitos clientes acharam o gosto do produto um tanto amargo. Para contornar o problema, a direção da cafeteria criou um slogan para atrair os clientes: Beba Isso Com Açúcar. A campanha deu certo e a frase ficou tão marcada que o uso das iniciais de cada palavra – bica – passou a ser sinônimo de cafezinho no país.

E é por isso que eles adoram tomar um bica bem forte com bolos, pão e queijo, e até mesmo com bolos salgados feitos de carne moída ou peixe chamados de croquetes ou rissoles.

Filipinas: O breakfast nas Filipinas tem o estilo tradicional oriental, como o prato de peixe e arroz. Também acrescentam ovos mexidos, alho frito e uma entrada chamada de Bife Tapa, uma espécie de charque frito, além de toucinho caramelizado, “longaniza”- tipo de salsicha seca e peixe defumado ou sardinha, todos acompanhados de feijão cozido, rodelas de tomate e “Achara” um tempero de picles.

Também apreciam muito uma massa de queijo chamada de “Ensaimada”, que é acompanhada de um chocolate quente ou café preto.

Holanda: Os holandeses iniciam seu dia com um “anijsmelk”- um leite quente aromatizado com anis. Um típico café da manhã holandês consiste em diversas variedades de pães, finas fatias de queijos fabricados no país, frios, salsichas, manteiga, geléia, mel e freqüentemente ovo cozido, acompanhados por café, chá, chocolate e suco de frutas.

As mais populares variedades de pão são os escuros e de grãos. Comum também é o uso de pasta de chocolate no pão, bem como os krentenbroodjes (bolo com passas).

México: “El desayuno” significa café da manhã e os chicanos adoram o seu desjejum picante e colorido! Muitas frutas são apreciadas no México e incluem: manga, mamão, melancia, goiaba, limão, morango, banana verde e amarela, etc.

O feijão frito é muito tradicional pela manhã e é cozido em uma espécie de sopa picante com grandes quantidades de cebola e alho. A “tortilla” embaixo do “ovo rancheiro” é super tradicional. A palavra tortilla significa “pequena e achatada” e foi batizada pelos colonizadores espanhóis em torno de 1500. Uma das maneiras mais populares de se tomar café no México é pedir café com leite, normalmente em uma mistura 50/50.

China: Muitos chineses compram seu café da manhã na rua, nos comércios que abrem suas portas por volta das cinco horas da manhã. Esses fornecedores oferecem uma variedade de pratos bem diversificados. Freqüentemente encontramos de manhã na China, com variações regionais, uma tigela de caldo saboroso com macarrão de arroz e carne fatiada marinada e aromatizada com cebolinha, alho cru e às vezes pimenta. É acompanhada por uma taça de leite de soja bem quente. Também costumam servir mingau de arroz ou sopa de leite de soja. No norte da China o café da manhã pode incluir pão cozido no vapor, pão ázimo, pãezinhos de gergelim ou pães cozidos no vapor com recheio de carne ou legumes.

Já na China ocidental um bom e tradicional começo de dia inclui o “xifan” – um bolinho de arroz glutinoso, que se come com varetas de pão frito, mostarda e carne de porco seca picada. Depois, serve-se uma sopa de tofu frito e macarrão, arroz branco ou mingau, ovos de pato, legumes em conserva, e doces de leite de soja.

Suécia: Os países escandinavos e do Norte da Europa caracterizam-se pela generosa seleção de alimentos consumidos de manhã: cereais, ovos, uma grande variedade de pães com manteiga e geléia, frios, iogurte, frutas e sucos, bem como chás diversos, café preto e chocolate quente. O típico Filmjölk é um leite grosso, ligeiramente ácido e que é utilizado com cereais, seguido de sanduíches ou torradas – “knäckebröd”.

Egito: No Egipto o café da manhã é o tradicional “Ful mesdames” que é considerada como sendo uma verdadeira refeição matinal. Este prato popular é feito de fava cozida com lentilhas e é servido com ovo frito e pão pita. É temperado com azeite de oliva, suco de limão e alho e é um prato que remonta ao Egito Antigo.

Argentina: O café da manhã na Argentina é servido com café expresso forte, “cafe con leche” ou mate. Croissants, conhecidos como “Media/mídia lunas”, são bem populares com manteiga ou doce de leite, que também é apreciado nos brioches. Outras especiarias matinais incluem os “churros recheados” semelhantes aos donuts, pão francês com geléia e manteiga e sanduíches grelhados de presunto e queijo, conhecidos como “tostados”.

Uma famosa bebida matinal popular é conhecida como “submarino” e consiste em um copo de leite fervido com uma barra de chocolate amargo!

Israel: A primeira refeição judia é a “Aruchat boker” é consiste em nada mais do que um café (geralmente instantâneo) e alguns biscoitos pequenos ou fatias de bolo. Em alguns casos incluem ovos fritos ou cozidos, torradas, salada de pepino em cubos e tomate, temperada com azeite e vinagre ou suco de limão.

Espanha: Os espanhóis adoram começar o dia com o “Chocolate y Churros”- chocolate quente com bolinhos doces ou uma rosquinha em forma de estrela coberta de açúcar. Nada mais típico na Espanha e bem práticos.

Grécia: Embora a Grécia seja a mãe das Olimpíadas, o café da manhã não é um grande evento para a maioria dos gregos. Iniciam seu dia apenas com pão e conservas, um bolo salgado ou doce de fruta fresca e muitas vezes um iogurte e mel.

O café grego é idêntico ao café turco e pode ser pedido sem açúcar (sketo), meio doce (metrio), ou muito doce (glyko), mas, não é servido com leite. Geralmente o tomam com uma massa chamada de “Bugatsa”. Também servem panquecas bem finas e crocantes, acompanhadas de mel grego e canela!

França: “Le Petit Dejeuner” é bem conhecido por servir baguetes, croissants fresquinhos, pan au chocolat (pão francês recheado de barra de chocolate derretida), brioche e torradas, todos servidos com xícaras enormes de café au lait ou chocolate quente. O café preto e chás são bem populares também.

Japão: “Asagohan ou asameshi”. O café da manhã japonês não difere em quase nada dos outros países do Pacífico Sul. Incluem uma tigela de arroz branco cozido no vapor, um pequeno pedaço de salmão, truta ou outros peixes, uma tigela de sopa de missô com tofu, verduras, chá verde e pequenas ameixas chamadas de “umeboshi“. Também são comuns as tchawan com sopas quentes de macarrão coberto com fatias de carne de porco, cebolinha picada e brotos de bambu. Outro prato típico da manhã é o mingau de arroz, muitas vezes misturado com um pouco de molho de peixe salgado.

O soro do Tofu é preparado como ovos mexidos, pois tem a mesma consistência. Outro prato matinal à base de ovo é um creme macio, delicado e salgado, chamado de chawan-mushi. Servido em uma pequena taça com uma colherinha de chá, é perfeito para uma combinação com cogumelos.

Estados Unidos: No café da manhã americano você encontra uma variedade enorme de sabores, gostos e texturas: omelete, ovos mexidos, bacon, batata, chafé (café bem fraco), suco de laranja, suco de maçã, leite integral ou desnatado, cereais, torradas com geléia ou syrup (que é uma calda melada), os famosos bagels (pãezinhos salgados em forma de rosca), iogurte, muffins (são bolinhos redondos e doces de vários sabores), frutas: maçã, banana, morango, blueberry (uma frutinha azul), raspberry (framboesa), grapefruit (parece uma laranja vermelha, é amarga, em português se chama toronja).etc.

Trata-se de uma das mais importantes refeições do dia. Em alguns lugares é comum também servir o “French Toast”, que no Brasil chamamos de rabanada.

Brasil: O Brasil é comprovadamente um dos melhores países culinários. O café da manhã do brasileiro é iniciado com o famoso cafezinho preto ou café com leite, recheado com frutas frescas e sucos, pão fresco com manteiga, mel, queijo, requeijão, geléias e o famoso Romeu e Jullieta – goiabada com queijo mineiro branco. É claro que não pode faltar o famoso “Bolo de fubá”!

Enfim… bom apetite!