Bonito, destino de amantes da natureza

Bonito é uma cidade de Mato Grosso do Sul, que ficou famosa a partir dos anos 1970, pela fartura de peixes de seus rios. No entanto, hoje a pesca na região é proibida ou limitada à modalidade esportiva, em que os peixes devem ser devolvidos ao rio. A fiscalização é severa e a preservação do meio ambiente é levada muito a sério.

Mesmo assim, Bonito continua a ser destino de amantes da natureza, que querem encontrar maravilhas naturais de encher os olhos. A cidade está no oeste do mato Grosso do Sul, no planalto da Bodoquena, formado basicamente de calcário, rocha que permite a entrada de águas pluviais no subsolo, formando lençóis freáticos. A cidade é um polo mundial de ecoturismo, oferecendo opções como mergulho em águas cristalinas, explorações de cavernas, visitas a cachoeiras e piscinas naturais. Os amantes de aventuras podem praticar arborismo, tirolesa e boia-cross.

Quem vai a Bonito não pode deixar de conhecer:

• o buraco das Araras, uma depressão com 120 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro. Nos passeios guiados, é possível avistar grandes bandos de araras-vermelhas, que se reúnem no local para descansar. No fundo do buraco das Araras, há um lago com anfíbios e répteis. É um autêntico santuário natural;

• a Ceita Corê, trilhas pela mata ciliar, com cachoeiras, grutas e piscinas naturais. Os passeios, feitos em propriedades rurais de criação de gado, podem ser feitos a cavalo. Flora e fauna são um espetáculo à parte;

• o Recanto Ecológico Rio da Prata, onde é possível nadar ao lado de grandes peixes, como dourados e pacus.

Relacionar todos os passeios de Bonito ocuparia livros e livros. A fábrica de taboa, bebida típica feita com cachaça, mel, guaraná em pó, ervas e especiarias, também está no roteiro turístico de Bonito. Outra característica da região são as refeições caseiras, servidas em praticamente todos os recantos rurais da cidade.

Em julho, a cidade sedia o Festival de Inverno de Bonito, já com mais de dez edições. As atrações vão do sertanejo ao rock, somados a recitais de poesias, apresentações de vídeos e outras atrações culturais.

Bonito não tem aeroporto. É preciso ir a Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, e de lá deslocar-se de carro ou ônibus até a cidade, que tem o slogan de “Capital Mundial do Ecoturismo”.