Benefícios do remo

O remo é um esporte completo, que trabalha todos os grupos musculares. Praticado ao ar livre, permite o contato com a natureza. Praticado individualmente, em duplas ou equipes, favorece tanto o isolamento quanto a convivência social. Entre os benefícios da práticas, estão o aumento da capacidade cardiorrespiratória, ganho de massa e definição muscular.

O barco de remo pode sair com uma pessoa (skiff simples), duas (skiff duplo, skiff duplo leve e dois sem), quatro (skiff quádruplo, quatro sem e quatro sem leve) e oito (oito com patrão).

Os termos “sem” e “com” referem-se a haver ou não no barco um atleta que coordena o ritmo das remadas. O termo “leve” indica que os atletas que o praticam apresentam biotipo próximo ao da média da população, já que competidores oficiais costumam ser altos e magros. O preparo físico é muito importante, especialmente nas atividades em equipe, porque o mau rendimento de um atleta prejudica o trabalho de todos.

A alimentação deve ser muito equilibrada e, no caso de competições, pode ser necessária a adoção de suplementos vitamínicos, como óxido nítrico e proteína do trigo, e de sais minerais, em função da alta perda de potássio e cálcio. O remo determina um grande consumo calórico. Praticantes por lazer podem perder entre 400 e 800kcal/h. Num treino profissional e em competições oficiais, o gasto atinge 3.000kcal/h.

Para iniciar a atividade, basta saber nadar e ter o cuidado de alongar-se antes de remar. Um preparador físico pode ajudar nos alongamentos, na preparação física e também orientar sobre a postura correta, porque o remo pode forçar as vértebras, especialmente as lombares, causando dor e desconforto. Protetor solar e óculos escuros são indicados, por causa do reflexo dos raios na água.

Para remar, é preciso fortalecer os músculos: tórax, abdômen, braços e pernas (especialmente os quadríceps). O condicionamento cardiovascular melhora a respiração e é muito útil para aumentar o rendimento dos treinos, pois o remo exige boa capacidade respiratória. O treinamento começa em terra firme; só depois de dominar os movimentos é que o praticante vai para a água.

Os bancos do barco são móveis, para facilitar os movimentos dos atletas. As pernas começam a remada dobradas, com as canelas em posição vertical, e terminam totalmente esticadas. Os braços, ao contrário, começam a remada esticados e terminam dobrados e encostados no abdômen. Isto garante mais força e flexibilidade para os membros.

O remo não exige muito impacto nas articulações e por isto é muito indicado por médicos e fisioterapeutas para a recuperação de pacientes com lesões, especialmente nos joelhos e cotovelos. De qualquer forma, nestes casos é preciso supervisão profissional. O remo também é indicado para quem quer emagrecer e definir o corpo.