Benefícios de uma boa noite de sono

Veja os principais benefícios de ter uma boa noite de sono.

Dormir bem é sinônimo de saúde e de prevenção de doenças. Além disso, o sono é a principal forma de o organismo repor as energias gastas na correria do dia a dia. Os médicos recomendam que devemos dormir de 8 a 6 horas diárias, isso varia de pessoa a pessoa.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Este artigo vai apresentar os principais benefícios de se ter uma boa noite de sono. Sendo que dormir bem é um dos principais fatores para que se tenha qualidade de vida e disposição para trabalhar.

Principais benefícios de uma boa noite de sono:

– Prevenção da obesidade
– Combate à hipertensão
– Fortalecimento da memória
– Previne depressão
– Fortalecimento da capacidade física
– Diminui o risco de doenças cardiovasculares
– Controla a diabetes

Agora veja detalhadamente os benefícios de uma boa noite de sono para nosso organismo:

Prevenção da obesidade

Quando estamos dormindo uma substância é produzida pelo organismo, a chamada leptina, que é um hormônio que controla a nossa sensação de saciedade. Então pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia tem menor probabilidade de engordar, pois desenvolvem melhor essa substância, que evita os excessos no consumo de alimentos.

Combate à hipertensão

Pessoas que dormem sem interrupções, tem a pressão sanguínea mais controlada, pois quando dormimos de forma fragmentada, o nosso organismo fica em estado de alerta e isso aumenta a capacidade de se estressar e de desenvolver altos níveis de pressão arterial.

Fortalecimento da memória

Outra vantagem para quem consegue dormir bem. O sono tem a capacidade de organizar os nossos pensamentos durante o dia. É nesse período que o cérebro está trabalhando para fixar em nossa memória as informações das quais achamos necessárias ou aquelas que prestamos mais atenção por mais tempo durante o dia. Essa organização é fundamental para que se armazene melhor as informações na nossa memória.

Previne a depressão

Segundo pesquisas realizadas em universidades, o sono é capaz de diminuir a probabilidade de depressão, pois pessoas que dormem bem, têm mais capacidade e disposição para ter uma vida mais saudável e com qualidade de vida, o que consequentemente previne a depressão.

Fortalecimento da capacidade física

O sono é capaz de produzir uma substância responsável pelo crescimento, o hormônio GH, o que auxilia no desenvolvimento muscular e na capacidade de eliminar gorduras, além disso, esse hormônio é o principal responsável pelo combate da osteoporose (doença que enfraquece a capacidade óssea).

Diminuição do desenvolvimento de doenças cardiovasculares

Segundo pesquisas realizadas na Europa, pessoas que dormem bem, tem menor probabilidade de desenvolver colesterol, pois uma boa noite de sono equilibra as substâncias e hormônios responsáveis por combater o colesterol. Além disso, o sono duradouro e sem interrupções, evita o desenvolvimento de AVC (acidente vascular cerebral) e de ataques cardíacos, também relacionados aos altos índices de colesterol.

Controle da diabetes

O sono é responsável por manter o índice aceitável de glicose no sangue. Essa informação foi adquirida através de pesquisas feitas com pessoas que sofrem de insônia, que tiveram o índice de glicose no sangue aumentado e diminuíram a resistência insulínica devido às más noites de sono.

Então de agora em diante, prepare a sua cama de forma bem confortável e esqueça os problemas do dia-a-dia. Invista em sua saúde e no seu bem estar, procure ter um sono de qualidade, isso só te trará benefícios.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.