Benefícios de dormir do lado esquerdo

Dormir de barriga para cima não é de todo contraindicado. As articulações ficam relaxadas, mas a coluna vertebral não fica perfeita. O dorminhoco também pode ter problemas com apneia do sono, já que a língua é forçada para o fundo da boca.

Dormir de bruços, no entanto, acende o sinal vermelho. Mesmo quem se sente confortável na posição durante a noite, pode sofrer com dores na região cervical e nas costas, bursite e tendinite. O principal motivo é que esta posição exige que o pescoço faça giros de 90 graus para permitir uma respiração adequada.

A melhor posição para se deitar – e isto é possível com algum tempo de treino – é de lado. Mas por que dormir do lado esquerdo é a opção ideal? O principal motivo é que a cabeça e os pés ficam na mesma altura do coração, fato que auxilia a circulação sanguínea.

Muitos povos – e os espanhóis se destacam neste assunto – mantêm a tradição de tirar um cochilo depois do almoço (nos países hispânicos, é a chamada “siesta”). Quem cultiva este hábito precisa dormir do lado esquerdo. Uma soneca de 20 ou 30 minutos nesta posição facilita a digestão e o relaxamento e evita dores de estômago.

Tradição milenar

De acordo com a medicina ayurvédica, desenvolvida há cerca de sete mil anos da Índia (um dos sistemas de saúde mais antigo que a humanidade já propôs), dormir do lado esquerdo facilita a digestão, o que é especialmente indicado para quem tem o mau costume de jantar e deitar-se imediatamente.

O fato foi divulgado no Facebook pelo Instituto Palin e se tornou um viral. O motivo é que, ao deitar-se do lado direito, os ácidos gástricos se concentram na parte central do estomago, próximo à ligação com o esôfago. Isto provoca refluxos e dificulta a passagem do quimo, nome dado ao alimento processado que chega ao intestino. Em outras palavras, dormir do lado direito causa indigestão.

O pâncreas, que também fica do lado esquerdo do corpo humano, é contemplado com uma melhor secreção das enzimas pancreáticas. Tanto a produção de sucos gástricos como a de enzimas do pâncreas ocorre de forma lenta, ao contrário do que acontece quando dormimos do lado direito.

Drenagem natural

Um estudo publicado no “Journal of Clinical Gastroenterology” (Connecticut, EUA) descobriu que dormir do lado esquerdo é um fato absolutamente natural. O sistema linfático é predominante neste lado do corpo e, por isto, é no lado esquerdo que ocorrem as drenagens mais significativas.

A drenagem linfática combate a celulite e os inchaços, sendo muito importante principalmente para as mulheres. A melhor circulação da linfa também garante melhor oxigenação da pele e das mucosas, auxiliando na eliminação de toxinas.

A linfa transporta elementos importantes para o nosso corpo, como proteínas, metabólitos (resíduos da digestão, que são eliminados pela urina ou pelas fezes) e glicose, o combustível das nossas células, quando combinado com o oxigênio.

Aguenta, coração!

Mais de 80% do músculo cardíaco estão situados no lado esquerdo do corpo. Dormir nesta posição favorece a saúde do coração de forma natural, por permitir melhor circulação sanguínea.

A aorta, vaso que sai do coração, apresenta conformação arqueada para o lado esquerdo e fica pressionada quando dormimos do lado direito. Isto não significa um problema, mas a posição inversa facilita a circulação do sangue em nosso organismo.

“Berço esplênico”

O baço (em grego, “splenus”) é o maior órgão linfático do nosso organismo. É um órgão com uma face diafragmática, ligada ao diafragma (músculo entre o tórax e o abdômen) e uma face visceral, relacionada ao estômago, o cólon transversal e o rim esquerdo.

O órgão está relacionado à destruição de células velhas e tem importante função no sistema imunológico com a criação e proliferação de linfócitos ativados, com a produção de alguns anticorpos responsáveis pelo combate a infecções. No entanto, o baço é muito suscetível a rupturas, seja em função de traumas físicos, seja em função do crescimento exagerado (esplenomegalia).

Quando dormimos do lado esquerdo, os fluidos orgânicos se dirigem com mais facilidade ao baço, de forma mais simples, já que a posição favorece o sentido natural da gravidade. Isto significa glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas saudáveis. Mais resistente, diminuem as probabilidades de desenvolvimento de neoplasias, infecções e mesmo de doenças hepáticas.

Em algumas tradições esotéricas, a região do baço é o centro da autopreservação. No Hinduísmo, este chakra possui seus pétalas. O centro esplênico regula a absorção e distribuição de energias vitais em “todos os escaninhos do veículo de que nos servimos” (“Entre a Terra e o Céu”, de André Luiz, pela psicografia de Francisco Cândido Xavier). Mais um motivo para cuidarmos dele.

Esperando nenê

O exame de farmácia dá positivo, a consulta ao ginecologista confirma: bebê a bordo. A felicidade toma conta do casal e da família e os meses seguintes são ocupados pela preparação do enxoval e do quarto da criança. Infelizmente, o ultimo terço da gestação é acompanhado por muitos desconfortos, especialmente quando a mulher ganha alguns quilos acima do recomendado.

Até a primeira metade da gravidez, não há problemas com a posição de dormir, além dos relacionados acima, que são comuns a todas as pessoas. Quando a barriga começa a crescer, no entanto, há o risco de mal-estar, porque existe a compressão da veia cava (que transporta o sangue dos órgãos abdominais para o coração).

Dormir do lado esquerdo aumenta o fluxo sanguíneo para a placenta – e, consequentemente, para o feto. Obviamente, uma mulher em final de gravidez pode ter necessidade de alternar a posição de dormir, e não há erro neste fato. Basta que a maior parte do descanso noturno seja feita do lado esquerdo.