Banhos de ervas

Ervas são comuns em bênçãos, chás e banhos. Cada erva tem propriedades específicas para combater os males dos homens.

Rituais religiosos ancestrais já utilizavam ervas. O conhecimento das propriedades terapêuticas das ervas é pré-histórico e em algum momento os homens devem ter pensado que a união das ervas, que melhoravam a saúde física, com os preceitos religiosos poderia potencializar os efeitos das primeiras.

Gosta de Curiosidades? Entretenimento? Vídeos legais? Clique para curtir o Blogadão

Mais recentemente, banhos de ervas foram introduzidos na América pelos escravos trazidos da África, onde a tradição religiosa usa fartamente este recurso. Várias tribos indígenas americanas também usavam ervas em seus rituais, quando os europeus aportavam aqui.

O sincretismo religioso, pinçando elementos do Cristianismo, Espiritismo e tradições africanas e indígenas ampliou o uso dos banhos: existem ervas específicas para obter fartura, amor, dinheiro, etc. Terreiros de Candomblé, tendas de Umbanda e místicos isolados receitam banhos de ervas.

Como regra geral, as infusões devem ser jogadas sobre todo o corpo após um banho normal, começando pela cabeça, e o corpo não deve ser enxugado. Um novo banho só deve ser tomado duas horas depois. Conheça algumas receitas:

• para atrair o amor: ferva dois litros de leite, duas colheres de mel, uma maçã ralada e dois paus de canela;

• para proteção: ferva, em quatro litros de água, ferva 10 ramos de alecrim fresco (só as folhas), 30 gotas de essência de verbena, um punhado de sal grosso. Neste banho, a infusão deve ser derramada a partir dos ombros;

• para a prosperidade: em quatro litros de água, ferva uma colher pequena de noz moscada, quatro paus de canela, seis folhas de louro, seis moedas douradas e uma colher grande de erva-doce. Depois de frio, acrescente as pétalas de uma rosa amarela. Recolha as moedas e entregue ao primeiro pedinte que encontrar;

• para recuperar a saúde: prepare 250g de canjica em dois litros de água. Quando a canjica estiver pronta, acrescente sete gotas de mel e apague o fogo. Esta infusão não deve ser derramada sobre a cabeça.

Além destas receitas, ervas isoladas apresentam propriedades específicas: arnica afasta o pessimismo; alho, arruda e comigo-ninguém-pode aumentam as defesas espirituais; canela, folhas de mangueira e de louro favorecem a prosperidade; açúcar e hortelã propiciam a aceitação de contrariedades na vida; o manjericão é poderoso para revitalizar e afastar energias maléficas.

Se os banhos funcionam milagrosos é um fato que não se pode mensurar; talvez as pessoas sintam-se mais seguras, cumprindo estes ritos, predispondo-se ao sucesso. Mas é certo que outros banhos de ervas possuem propriedades comprovadas como relaxantes, tonificantes e revitalizantes, além dos efeitos bactericidas e esfoliantes bastante conhecidos.

Siga-nos no Facebook
Receba atualizações do Blogadão no seu email,
ganhe brindes e participe de promoções!
É gratuito!

Comente no Facebook

Comente

Receba atualizações no seu email.
Participe de Promoções.